Após longa pausa em razão da pandemia de covid-19, a Liga Brasileira de Downhill retoma suas competições na manhã de domingo, 25, na Serra da Cantareira, em Mairiporã, com a 3ª etapa da Liga 2020.
A prova acontece na conhecida Trilha do Macaco, que com seus paredões e rampas prometem um ritmo frenético e exigem muita técnica dos pilotos. Das 10h às 14h, os pilotos podem realizar a descida do morro, quantas vezes conseguir, e o vencedor será quem alcançar a maior pontuação, que levará em conta a melhor volta. Por conta da pandemia a cronometragem será por fotocélula e a divulgação dos tempos e pódios será online. Sem premiação presencial.
O piloto bragantino, Bruno Gayer, venceu as duas primeiras etapas em Atibaia e São Vicente, e é o primeiro colocado na categoria Master A1. Uma vitória em Mairiporã seria a terceira consecutiva e garante o título de bicampeão ao piloto. Além de ter levado o nome de Bragança mundo a fora, Gayer foi campeão paulista e brasileiro pela Liga Brasileira de Downhill em 2019.
Os outros três pilotos são Nicolas Bacci Reis, que está em terceiro lugar na categoria Elite, Rafael Savaio em quarto na Master A1 e José Ambrósio, que está em empate no segundo lugar da Master B2, e tem chances de assumir a liderança.
A descida, que fecha o ranking de 2020, será sem concentração ou tendas, a prática é individual, e o uso de máscara é obrigatório. A premiação do ranking acontece em dezembro e a prova final no conhecido morro do Saracura, também em Mairiporã.