Enquanto, as vésperas das eleições municipais, mais de 80% do Estado de São Paulo entra na Fase Verde do Plano SP e as restrições ficam mais brandas, Bragança chega a marca de 80 mortes e 4.748 infectados pela Covid-19. Mesmo com a curva decrescente da doença, como aponta os gráficos divulgados na última terça-feira, 13, pela secretaria municipal de Saúde, o que se vê ainda são dezenas de novos contaminados diariamente, desde o início de outubro até ontem foram confirmados 348 novos casos.
A GB fez um breve levantamento entre os 10 bairros mais acometidos pela doença, juntos totalizam 1753 casos, e confirmou que a Zona Norte é a região mais atingida pela doença com 7 bairros entre os 10 mais acometidos, os outros três bairros são Centro, Vila Aparecida e Jd. Recreio. Planejada I e II, Parque dos Estados, Jd. Aguas Claras, Hípica Jaguari, Henedina Cortez e Jd. São Miguel juntos somam 1.246 casos confirmados da Covid-19, o número indica uma alta taxa de contaminação somente esses bairros concentram 26,24% dos quase 5 mil casos da cidade. Os mesmos gráficos indicam que dos 80 óbitos,14 foram de moradores desses 7 bairros mais acometidos na zona norte.
A zona norte concentra a massa trabalhadora do município, é a região mais populosa da cidade em franco crescimento, estima-se que mais de 40 mil pessoas morem nos bairros que compõe a região.
Os dados da prefeitura, mostram que 91% dos casos registrados da doença na cidade apresentam sintomas leves, dos casos graves que até agora são 134, ou 2,9%, 80 vieram a óbito destes, 84% tinham mais de 60 anos e comorbidades.
Ações como a Força Tarefa realizada pela Prefeitura, orientam e distribuem máscaras, álcool em gel e água sanitária por agentes comunitários. Segundo a Prefeitura, até 1 de outubro mais de 70 bairros foram atendidos com a distribuição de mais de 118 mil máscaras, 40 mil frascos de álcool em gel e mais de 19 mil litros de agua sanitária. As ações devem continuar por todo município.