Durante o período de março a agosto, pico da pandemia do novo coronavírus, a Energisa cadastrou 980 novos clientes que foram incluídos no benefício do programa Tarifa social, que oferece descontos na conta de energia de forma progressiva, de acordo com o consumo. Além de ter descontos na conta, clientes baixa renda estão com os cortes por inadimplência suspensos até 31 de dezembro de 2020.
A empresa que é concessionária do serviço em Bragança, informou ainda que a cidade tem hoje um total de 5.878 clientes de baixa renda (até 31 de agosto), beneficiados pela tarifa social.
A empresa informou também que já efetuou o mapeamento de clientes que tem o direito ao benefício, mas ainda não se cadastraram, e calcula que há 3 mil clientes potenciais para integrar o programa, porém sem dados atualizados, dificultam a localização.
Sobre a concessão do benefício a partir de dados disponibilizados pelo Cadastro Único, estudos de projeção da Energisa apontam que o número de beneficiados possa aumentar mensalmente, em média, entre 3% e 4%. Destaca, no entanto, que esse número pode se tornar ainda maior se no momento da procura do cliente para se cadastrar, os dados para confirmar a adesão estejam atualizados e corretos.
Esses dados mostram que o “Tarifa Social” contribui para amenizar os impactos da pandemia para um número grande de famílias inscritas no programa e que o número de beneficiados pode alcançar um número maior de famílias de baixa renda.