Em uma luta franca, cheia de trocação e com muita garra de ambos os lados, a lutadora de MMA Herica Tiburcio da equipe Juniko, foi derrotada no octógono do Invicta FC 42 pela lutadora brasileira Jessica Delboni por decisão dos juízes. O embate aconteceu na noite desta quinta-feira, 17, na Police Athletic League, em Kansas City, nos Estados Unidos. Válida pela 42ª edição do Invicta FC, o maior evento feminino de MMA do mundo, a luta foi pela categoria peso-palha (até 52,2 kg). A lutadora nascida na cidade de Toledo, mas criada em Bragança, Herica Tiburcio, lutou de igual para igual com a também brasileira Jessica Delboni. Na luta principal, a surpresa foi na disputa pelo cinturão peso-átomo (até 48kg) onde a americana Alesha Zappitella bateu a atual campeã Ashley Cummins, com uma bela finalização de jiu-jitsu.
A luta – Sem lutar há 3 anos por conta do nascimento do filho Fernando, de 2 anos e 6 meses, Herica Tiburcio, retornou em uma categoria acima, a peso –palha, de até 58kg. Ela iniciou a luta sem se intimidar pelo ritmo acelerado de sua oponente e, em um verdadeiro toma lá da cá, Tiburcio respondia a altura os golpes encaixados de Delboni. Porém, ao ver dos jurados a capixaba Jessica Delboni levou a vantagem no primeiro round.
Os rounds seguintes seguiram a mesma toada com muita trocação e atividade de ambas as lutadoras, com uma leve vantagem de Jessica, que encaixava golpes contundentes até metade do segundo round. Experiente a ex-campeã do peso átomo, Herica Tiburcio, revidava a altura, chegando a colocar uma dúvida na cabeça de um dos jurados laterais que considerou a segunda etapa da luta empatada. No terceiro e último round, Delboni diminuiu o ritmo e fez com que Tiburcio buscasse o combate, aproveitando os contra-golpes. Tentando virar o jogo, Herica Tiburcio foi para o tudo ou nada e acertou bons golpes na oponente, porém a excelente ofensiva não foi o suficiente para que os jurados lhe dessem a vitória no round final.
O combate foi elogiado e tido como um dos melhores da noite e Herica, pelo tempo que está fora dos octógonos foi amplamente elogiada por comentaristas especializados em MMA pela sua postura ofensiva durante a luta.
Com 11 vitórias e apenas 4 derrotas, Tiburcio é ex-campeã peso átomo do Invicta. Ela venceu Michelle Waterson e conquistou o cinturão da categoria em 2014. Logo após ela fez sua primeira defesa de cinturão e foi superada por Ayaka Hamasaki. Essa foi sua 6ª luta pelo maior evento de MMA Feninino do Mundo e a boa apresentação pode abrir as portas para que a lutadora bragantina volte a brigar pelo cinturão da nova categoria. Ela foi orientada durante a luta pelo marido e treinador Bruno Jacaré, e dos também treinadores, Andy Cote e Don Cioffi.