O Bragantino abriu sua participação no Campeonato Paulista de 2020 empatando com o Santos em 0 x 0, anteontem, na Vila Belmiro, mas merecia ter saído de campo com a vitória. Foi a equipe que mais chutou a gol, a que perdeu pelo menos duas grandes chances, ambas com Ytalo, e mostrou o bom futebol com que fechou a temporada de 2019. O Santos, que estreava o badalado técnico Jesualdo Ferreira, teve até um bom começo, mas a partir dos 30 minutos ainda no primeiro tempo, foi cedendo espaço e o Bragantino passou dominar as ações.
O jogo – Os primeiros 15 minutos foram marcados por estudos de ambos os times. O primeiro chute a gol saiu aos 4 minutos, com Diego Pituca arriscando de fora da área e a bola saindo por cima do gol. O Bragantino tentou responder com Artur, chutando pela direita, mas sem oferecer perigo a Everson. Aos 17 minutos, Kaio Jorge deixou o zagueiro para trás e, quando se preparava para concluir, Léo Ortiz fez boa interceptação. Uma nova boa chance para o alvinegro praiano saiu aos 38 minutos, com Carlos Sánchez quase marcando um golaço: o uruguaio recebeu e tentou de três dedos, assustando Júlio Cesar. Em síntese, um primeiro tempo com poucos chutes a gol.
Na etapa complementar o panorama se modificou, pois o Bragantino subiu a marcação e optou, corretamente, pela verticalidade, o que não havia feito na etapa inicial.
O meio campo funcionou bem, com Barreto, Uiliian Correia e Claudinho não dando espaço para o setor de criação do Santos e imprimindo maior velocidade nas jogadas. Ytalo perdeu duas chances de marcar e Artur também quase inaugurou o placar. Na primeira tentativa, Ytalo chutou sobre o goleiro Everson, e na segunda mandou a bola no travessão. Tudo isso entre os 20 e 25 minutos.
O técnico Vinícius Munhoz fez mudanças no time, tirando Claudinho para a entrada de Morato, troca meio sem sentido, colocou Thonny Anderson no posto de Bruno Tubarão, e o ex-gremista mostrou que é muito bom de bola, e Vitinho ocupou o posto de Barreto.
O time, pela confusa pré-temporada, foi muito além das expectativas e só não ganhou porque Everson e o travessão evitaram os gols.