Em seu pronunciamento na tarde de ontem o governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou a nova reclassificação, do Plano São Paulo, e manteve a região de Campinas, onde Bragança está inserida, na fase amarela do Plano São Paulo. Agora nenhuma região do estado está mais na fase vermelha, apenas as regiões de Registro e Franca se mantem na fase laranja, todas as outras estão na amarela.
O novo anuncio mantém a cidade na mesma fase há 14 dias, e permite a prefeitura regulamentar a abertura do comercio local, shopping, salões de beleza ,clubes que desde ontem podem abrir as portas por 8 horas diárias. Os restaurantes que estavam impedidos de trabalhar com o salão aberto após as 17h já podem atender seu público reduzido a 40 % até as 22h. As feiras, continuam apenas com as bancas de alimentos, ainda sendo vedado o consumo no local. O Mercado Municipal volta a funcionar aos sábados das 8h às 18 e domingos das 8 às 12h. As academias também poderão abrir por 8 horas diárias, fracionadas ou continuas, porém apenas com aulas individuais, sendo proibidos esportes de contato, como artes márcias, e atividades coletivas.
A prefeitura Municipal já havia liberado o atendimento com menos restrições, mas no final da semana passada teve que retroceder após determinação judicial. Com todos os decretos municipais revogados na última quinta-feira, 20, o município seguirá apenas as determinações do Plano São Paulo.
Educação – Sobre a volta as aulas, um dos setores mais polêmicos da pandemia, o governo anunciou que por enquanto está mantido a volta no dia 8 de setembro para aulas de reforço, recuperação, atividades livres e acolhimento dos estudantes, e que na rede estadual a próxima semana será de descanso sem atividades pedagógicas online, para descanso dos estudantes e dos professores. Também ficou mantido a data de 7 de outubro para o retorno gradual das aulas no estado, tanto da rede privada como da pública, “Se o estado realmente conseguir voltar, o retorno será tanto para rede pública quanto privada. Não haverá isso de autorização somente para uma, a regra vale para todos”, declarou Rossieli Soares secretário Estadual de Educação. Segundo o governo, os municípios terão autonomia para retardar a programação de volta as aulas em caso de necessidades mais rígidas no combate à pandemia. A resolução da volta as aulas no Estado devem ser publicadas no diário oficial de segunda-feira 24.
A secretaria municipal de Educação ainda não se manifestou se Bragança irá aderir ou não a volta as aulas já em setembro.