Com 31 mortes confirmadas em decorrência da covid-19, a cada boletim diário que a prefeitura emite, sobe o registro de casos confirmados para o coronavírus na cidade. Com 3.063 notificações para a doença até ontem, 1836 pessoas já testaram positivo. Mas esse número pode ser bem maior, já que 384 pessoas estão sob suspeita da doença, o que pode elevar o número para mais de 2 mil casos confirmados nos próximos dias.
Até ontem 10 pacientes confirmados para a covid-19 estavam internados, porém outros 28 hospitalizadas aguardava o resultado do exame. Segundo a prefeitura 80% dos 33 leitos de UTI para covid-19 e 86,7% de leitos de enfermaria estão ocupados. Mas a secretaria de saúde sempre salienta que parte desses leitos estão disponíveis para pacientes das 11 cidades da região que Bragança atende.
O aumento de casos é atribuído ao aumento de testes na população que até ontem foram 11.036 testes, com 8.816 negativos, ou seja, 20,12% dos testados foram confirmados para a doença e destes 1,68 % vieram a óbito. Apesar do crescente número de casos, a pandemia é vista como controlada pelas autoridades, já que a cidade oferece o atendimento médico e hospitalar considerados suficientes à população.
Mesmo com todas as orientações de isolamento social, o que se vê nas ruas são muitas pessoas circulando, ainda sem máscara com total falta de respeito à lei que torna o item uso obrigatório e as normas sanitárias. Em seu último pronunciamento a secretária municipal de Saúde Marina de Oliveira, mais uma vez alertou sobre a importância da máscara, a importância dos diagnosticados positivos se manterem em isolamento, mesmo que se sintam bem, pois podem transmitir. Essas pessoas devem cumprir a quarentena em casa e não devem circular em lugar nenhum até que de fato esteja curado.
Fiscalização – As equipes de fiscais tanto da Vigilância Sanitária como o de posturas continuam nas ruas, e também atendendo as denúncias da população. Segundo Marina até a última sexta-feira, 14 estabelecimentos comerciais estavam interditados, 45 transeuntes foram autuadas e multadas por estarem em locais de uso obrigatório de máscaras e 10 estabelecimentos foram multados pelo mesmo motivo. A recomendação é não sair de casa sem máscara, é um dos métodos mais eficazes para conter a disseminação da doença, além da higiene pessoas e do ambiente.
Marina ainda declarou que todos os óbitos ocorridos na cidade forma de pacientes que apresentavam outras doenças e tiveram o quadro agravado pela covid-19, por isso a insistente orientação para que pessoas com 60 anos ou mais, hipertensos, diabéticos, ou com doenças cardíacas, neurológicas, respiratórias, renais, obesos, ou qualquer outra doença pré-existente devem se resguardar e manter o isolamento. A secretaria ainda alertou para que as pessoas que precisam sair ou trabalham, e vivem com pessoas doentes ou acamadas em casa, devem ter o cuidado redobrado com a higiene ao voltar para casa, pois existem no município pessoas acamadas confirmadas com covid-19 que foram infectadas por outros moradores da casa, e para essas pessoas a doença pode ser fatal.
FOTO | STA CASA BRAGANÇA |