PANDEMIA POLÍTICA
Em tempo de pandemia, o cenário político fica ainda mais complicado para se entender. A própria pandemia divide opiniões sobre sua letalidade, tratamento e cura.
Na esfera política, a situação não é diferente. Os eleitores são bombardeados nas redes sociais com informações sobre candidaturas diversas, até por nomes vetados pela lei, que se propagam candidatos. Isso divide o povo. E povo dividido é mais fácil de ser enganado.
ON E OFF
Informações dão conta que o ex-prefeito João Afonso Sólis (Jango) estaria impedido de se candidatar a qualquer cargo público devido a rejeição de sua prestação de contas como prefeito, pelo Tribunal de Contas do Estado.
O ex-prefeito José de Lima, um dos próceres do PTB, também estaria com seus direitos políticos cassados em virtude de condenação em processo que envolve empreendimento imobiliário da empresa Caramaschi ocorrido durante seu último mandato de prefeito, 1996/2000.
O atual prefeito Jesus Chedid (DEM), também enfrenta problemas na Justiça, porém, segundo informações, não estaria impedido de se candidatar a reeleição.
OUTROS ASPIRANTES
Com o adiamento das eleições deste ano, de outubro para novembro, a discussão política deu uma esfriada. Nos bastidores há comentários sobre possíveis candidaturas de “novatos”, sem experiência administrativa em cargos executivos do setor público. Os vereadores Basilio Zecchini (PSD) e João Carlos Carvalho (PODEMOS) e ex-vereador Gustavo Sartori (PSB) estão entre os possíveis pré-candidatos. João Carlos e Sartori, já disputaram a prefeitura, sem sucesso. Outros nomes poderão surgir até o prazo para registro de candidatura que se encerra dia 26 de setembro.
Em OFF
A presidente da Câmara, Beth Chedid (DEM) tem se manifestado nos bastidores que não pretende se candidatar mais nem a vereadora. Apesar de estar tendo uma atuação exemplar, enérgica e austera no comando do Legislativo, a presidente teria dito aos mais próximos que, terminado seu mandato, irá se dedicar integralmente à família.
LUTO
Esta semana foi de grandes perdas. Faleceu Dalva Coreno, mulher guerreira que se destacou na vida pública durante os dois primeiros mandatos de Jesus Chedid, atuando no setor de cultura e assistência social.
Outra perda lamentável, foi do jornalista Adriano Eugenio Barbosa. Trabalhamos juntos na extinta Folha de Bragança, depois nos nosso Pastelão e Gazeta Bragantina. Mais tarde dirigiu o jornal Voz de Bragança. Adriano faleceu aos 54 anos, na cidade de General Salgado, região de São José do Rio Preto. Naquela cidade fundou o jornal Gazeta da Região e se elegeu vereador. Em 2019, como presidente da Câmara, assumiu o cargo de prefeito depois que o titular foi cassado. Em novembro último, durante campanha para eleição suplementar para suprir o cargo de prefeito, adoeceu, vindo a falecer na tarde de segunda feira,6.
A tarja de luto que estampa o cabeçalho da capa da Gazeta hoje é uma homenagem ao companheiro e a marca de nossa tristeza profunda, pela perda de um irmão. Condolências da família GB.
CASO DITINHO
A Comissão de Ética da Câmara deverá se reunir em sessão aberta ao público para analisar a conduta do vereador Ditinho do Asilo (PSC), que inadvertidamente “saboreava” uma calcinha durante sessão virtual do legislativo. O vereador esqueceu que a câmera de seu pc estava ligada. O caso tomou repercussão internacional pela tv e redes sociais.
Na segunda feira, durante a primeira sessão da comissão, houve divisão dos membros em ceder para reunião pública. Tião do Fórum, Fabiana Alessandri e Rita Leme se posicionaram contra sessão secreta. Sidney Guedes e Natanael, cederam e acompanharam a maioria.
ESQUENTANDO A CHAPA
Há rumores entre policiais de algumas cidades da região da circunscrição da Delegacia Seccional de Polícia, sobre a conduta do titular. Segundo se sabe, há pressões e exigências demais por flagrantes, ações policiais para quem não tem pessoal e recursos suficientes para agir como se fosse uma corporação que tivesse abundância de pessoal, armas, viaturas, etc. Além do mais, os policiais civis e militares ganham muito mal em São Paulo. Mesmo assim são as melhores e mais eficientes policias do Brasil.
REFLEXÃO: Salmo 140:1-13
Vamos refletir hoje sobre a tolerância.
1-Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento,
2-Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.
3-Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)
4-Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.
5-Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.)
6-Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor.
7-Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.
8-Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)
9-Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.
10-Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.
11-Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.
12-Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.
13-Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.