O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias. Segundo o governo a medida para proteger a população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde.
A campanha que foi prorrogada oficialmente até 24 de julho, ainda não atingiu a meta estipulada em 90 % da população-alvo dividida em três grupos. Apesar da vacina estar estendida a toda população, o governo fez um apelo ao último grupo prioritário que são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas.
Em Bragança a vacina está disponível em todos os 29 postos de saúde do município, até as doses acabarem ou o final da campanha. Segundo a secretaria municipal de Saúde, 54.590 pessoas foram vacinadas, mas ainda não atingiu a meta do último grupo prioritário. Conforme os dados, foram imunizadas 74,93% das crianças, 60,25% das gestantes, 63,06% das puérperas, 58,63% das pessoas com idade entre 55 a 59 anos, 53,91% dos professores e 80,76% dos doentes crônicos.
A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias. A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.
A população deve ficar tranquila quanto a ida aos postos para tomar vacina, o procedimento é rápido e o profissional está preparado para o atendimento com todos os cuidados recomendados devido a pandemia.