“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.” (Martin Luther King Jr)
JÁ ESTAVA RESOLVIDO
O grupo de ex- servidores das OS da Educação, demitidos quando os contratos das empresas foram rompidos ano passado, acompanhado de três vereadores da oposição radical e veículos da imprensa falada e mídia digital que os apoiam, foram até o Paço Municipal no início da semana praticar um ato, mais de provocação meramente político, do que reivindicatório.
Eles queriam dar baixa na carteira para que pudessem se inscrever nas empresas sucessoras às descontratadas. Acontece que a reivindicação já estava com solução em andamento desde a semana passada, proposta aos interessados pela própria prefeitura, que resultou em ação promovida pelo Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de São Paulo e, na quinta-feira,12, obteve liminar na Justiça do Trabalho local, “determinando a baixa imediata nas carteiras de trabalho dos colaboradores, com reconhecimento formal da dispensa sem justa causa em 29 de janeiro de 2026.” A decisão deu segurança jurídica tanto para os trabalhadores como para as empresas prefeitura.
Então, toda encenação protagonizada pelos vereadores Bruno Sucesso, Claudio Coxinha, Fabiana Alessandri e apaniguados, não passou de apenas um ato político em tempestade em copo d`água.
CADA UM NO SEU LUGAR
Foi contundente o pronunciamento da vereadora Soninha da Saúde (PP) feito na terça-feira, 10, sobre o arquivamento da denúncia patrocinada pela OAB local, sobre suposta agressão à prerrogativas do advogado da Câmara Municipal, que se manifestou contrário à aprovação da Planta Genérica em 2025, enquanto que ela se defendeu depois de ser criticada por dar parecer favorável sobre a mesma matéria.
A vereadora, com categoria e respeito, colocou os vereadores Mauro Moreira, Miguel Lopes, Bruno Sucesso e Gabriel Curió, o advogado da Câmara e a própria OAB local, nos seus devidos lugres. Deu uma lição de humildade a todos e de como uma mulher deve ser respeitada em qualquer atribuição que desenvolva e em qualquer lugar. Os vereadores e nem a OAB precisavam passar por esse vexame, para não dizer, já dizendo, vergonha.
GRANDE PERDA
A administração municipal sofre mais uma grande perda no corpo de seu secretariado. Está deixando a Secretaria de Esportes o professor Ricardo Yukio Asano (Kio), profissional super qualificado que foi o principal responsável pela inédita conquista de Bragança em 1º lugar dos Jogos Regionais de 2024, quando era coordenador geral da equipe bragantina, na época patrocinada pela OS- ADES. Foi indicado e convidado por mim para ser Chefe de Divisão de Esporte da Secretaria, quando prefeito Edmir Chedid me nomeou secretário. Com sua ajuda durante a minha gestão conseguimos, com orientação do prefeito Edmir Chedid, iniciar um processo de reforma geral no funcionamento da secretaria, imprimindo disciplina, organização, reduzindo, readequando horários e profissionais, recuperando e reformando equipamentos, fiscalizando gastos e contratos, priorizando o atendimento ao esporte, incentivando, reorganizando as práticas e costumes que envolvem todas as modalidades etc. Com a minha saída em maio de 2025, ele assumiu a Secretaria e, com brilhantismo, dedicação e profissionalismo, a conduziu até aqui.
O prof. Kio sai da Prefeitura para seguir sua carreira de professor, agora na Universidade São Francisco, nas cadeiras de bioquímica e fisiologia. Parabéns! Que Deus ilumine o prefeito na escolha de seu sucessor.
PROCON
O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Dr. José Galileu de Mattos e o prefeito Edmir Chedid merecem nossa saudação, também pelas simples atitudes que tomam e que tem grande repercussão na vida das pessoas e de seus direitos.
Por exemplo, entre tantas outras decisões e atitudes, registro aqui as mudanças no atendimento do Procon, depois que sua gestão foi municipalizada no final do ano passado. Até ás 12h de quarta-feira, 11, o Procon que funciona no Agiliza, somente atendia por agendamento em jornada de seis horas, ou seja, das 9 às 11h e das 13h às 16h.
No mesmo dia, a partir das 12h, o Procon passou a atender em novo horário, com jornada de oito horas, ou seja, das 8h30 ás 17horas ininterruptamente e excluiu a necessidade de agendamento.
Por que isso ocorreu?
Na verdade, o que gerou essa atitude, foi a reclamação de um contribuinte que precisou dos serviços do Procon e foi informado, ao retirar a senha no Agiliza por volta das 10h do mesmo dia, que o atendimento só seria possível mediante agendamento. O agendamento foi feito para o dia 3 de março, portanto uma demora de 21 dias para fazer uma simples reclamação de contribuinte que se sentia lesado por uma instituição.
Nada justifica horário diferenciado e agendamento para quem atende a média de sete pessoas por dia, como é o caso do Procon local que tem três servidores alocados para atendimento.
Era uma questão de logística que estava desajustada e que agora entrou nos trilhos. Parabéns!
REFLEXÃO : SALMOS : 74:1-23
¹ Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto?
² Lembra-te da tua congregação, que compraste desde a antiguidade; da vara da tua herança, que remiste; deste monte Sião, em que habitaste.
³ Levanta os teus pés para as perpétuas assolações, para tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuário.
⁴ Os teus inimigos bramam no meio dos teus lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais.
⁵ Um homem se tornava famoso, conforme houvesse levantado machados, contra a espessura do arvoredo.
⁶ Mas agora toda obra entalhada de uma vez quebram com machados e martelos.
⁷ Lançaram fogo no teu santuário; profanaram, derrubando-a até ao chão, a morada do teu nome.
⁸ Disseram nos seus corações: Despojemo-los de uma vez. Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra.
⁹ Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta, nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará.
¹⁰ Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre?
¹¹ Por que retiras a tua mão, a saber, a tua destra? Tira-a de dentro do teu seio.
¹² Todavia Deus é o meu Rei desde a antiguidade, operando a salvação no meio da terra.
¹³ Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas.
¹⁴ Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.
¹⁵ Fendeste a fonte e o ribeiro; secaste os rios impetuosos.
¹⁶ Teu é o dia e tua é a noite; preparaste a luz e o sol.
¹⁷ Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste.
¹⁸ Lembra-te disto: que o inimigo afrontou ao Senhor e que um povo louco blasfemou o teu nome.
¹⁹ Não entregues às feras a alma da tua rola; não te esqueças para sempre da vida dos teus aflitos.
²⁰ Atende a tua aliança; pois os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade.
²¹ Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.
²² Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te da afronta que o louco te faz cada dia.
²³ Não te esqueças dos gritos dos teus inimigos; o tumulto daqueles que se levantam contra ti aumenta continuamente.