“A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em: numa democracia se pode votar antes de obedecer ás ordens.” (Charles Bukowski)
SEGREDO DE JUSTIÇA
Tramita em segredo de justiça Ação Popular (Processo 10000251-87.2026.8.26.0099) movida pelo médico Cesar Alves, candidato a prefeito derrotado em 2024 (obteve apenas 831 votos) que denuncia a Prefeitura ter cometido nepotismo ao empregar familiar da vereadora Camila Marino (MDB). A ação acusa ainda, a vereadora por destinar sua verba parlamentar à Santa Casa de Bragança, onde trabalha seu marido, o que também configuraria nepotismo, mas não por parte da Prefeitura. O Ministério Público achou que há “aparentes irregularidades” nos dois atos administrativos provocados, um pela vereadora ao destinar parte de sua verba parlamentar para a Santa Casa, onde trabalha seu marido; e outro pela prefeitura que nomeou familiar da vereadora em cargo de confiança na administração municipal. Em decisão liminar, a Justiça determinou a suspensão dos dois atos administrativos. Independente se há ou não irregularidades, o ato do denunciante aparenta ser meramente político, com objetivo político. Parece pau mandado por aqueles que cultuam a máxima de Maquiavel: “ Os fins justificam os meios. ”
ASSEDIADO
Uma fonte próxima ao ex-prefeito José de Lima (PSDS), aposta que ele vai sair candidato a deputado estadual. Pode ser para coroar sua carreira iniciada como vereador, depois três vezes prefeito de Bragança. Zé de Lima obteve 40.850 votos na eleição de 2024, cerca de 45,9% dos votos válidos. Praticamente metade dos eleitores apostaram no seu retorno à política. É um capital político que, tirando o grupo Chedid, ninguém tem na região em uma só cidade. A mesma fonte afirmou que o maior interessado, e que está pressionando Zé de Lima decidir pela candidatura, é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o guru do momento da política nacional.
POLARIZAÇÃO
Caso José de Lima decida sair candidato e, caso o grupo Chedid indique o seu, a eleição vai ficar polarizada na cidade. Com isso os pré-candidatos já anunciados correm risco de terem votação pífia.
Quem deve estar ansioso para José de Lima sair candidato é o deputado federal de Atibaia, Saulo Pedroso (PSD). Ele ganharia uma dobradinha de peso, que pode até garantir sua reeleição, salvadora da lavoura.
MAIS UM GOLPE
O Projeto de Lei 3507/25, de autoria do deputado federal Fausto Pinato (Progressista/SP), pretende impor a obrigatoriedade da vistoria veicular em carros que tenham cinco anos ou mais de uso. Prevê multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira. Quem for flagrado terá o carro recolhido pelo Detran e, para retirar, terá que passar pela vistoria e pagar as diárias do pátio. A matéria deve ser votada nos próximos dias e tem a cumplicidade da relatoria do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP) que endossou a proposta.
Esse projeto só é bom para os donos de empresa de vistoria veicular, atividade que vem crescendo no pais por causa desse tipo de lei que ferra a população. Por outro lado, o deputado federal delegado Palumbo (MDB/SP) está fazendo nas redes sociais e TV, campanha para derrubar o projeto que considera ser mais um golpe no bolso da população. Segundo ele, “o projeto só beneficia as empresas de vistoria, o Estado que aumentará a arrecadação e ferra o povo. ”
POLÊMICA DO CARNAVAL
A destinação da verba de R$1,3 milhão, que seria investida no desfile das escolas de samba, para a Secretaria de Saúde, incomodou a oposição. Os mais radicais fazem discursos inflamados na internet como se estivessem interpretando um texto do ator e autor Plinio Marcos, cuja obra explora a miséria humana e a marginalidade.
A carapuça serve para os mais radicais, inclusive vereadores, que não iriam perder a oportunidade para criticar o prefeito, bem no estilo Plinio Marcos, por ter dado mais um plus financeiro à Saúde, setor que a população mais utiliza. Todo mundo sabe que a verba das escolas de samba não pode ser repassada por determinação judicial, em face de problemas ocorridos ano passado cujo processo ainda está tramitando e a verba suspensa por liminar.
O prefeito aproveitou que a verba flanou na Cultura e a destinou, via decreto, para a Saúde. Obviamente agiu de acordo com a lei e as prioridades de sua administração, deu mais condições para a saúde atender a população e por isso irritou a galera “Plinio Marcos”.
APROVEITAMENTO
Com certeza a verba das escolas de samba que foi para a Saúde, será muito, mas muito mais aproveitada do que a verba desperdiçada em 2014 (durante o governo do PT, é claro!) por um certo ex-secretário em uma ridícula árvore de natal confeccionada com sucata de lata, que revoltou a população e foi notícia até no Jornal Nacional. A árvore não durou 24 horas e foi removida como sucata por pressão popular. Não vou nem falar da verba jogada fora, na mesma época, com a Brasília transformada em floreira que também maculou o cenário do Lago do Taboão e teve o mesmo destino da árvore. É a cultura trash que essa turma cultua e que ridicularizou Bragança Paulista aos olhos do mundo.
PROVA DOS NOVE
A verba, nesse caso especifico das escolas de samba, por causa do advento judicial, perdeu o objeto a que foi proposto. Destinar para outro setor é ato discricionário do prefeito que avalia prioridades e toma decisão. Se a decisão desagradou meia dúzia de vereadores da oposição e seus seguidores, por outro lado agradou a população, inclusive os contingentes das escolas de samba que também precisam de mais atendimento à saúde.
REFLEXÃO: SALMOS 5- 1:12
1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.