A Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Saúde, informou nesta semana a população sobre as obras da nova UBS da Cidade Planejada I e do CAPS III, que representam uma nova modalidade de execução no município. Com projeto executivo elaborado pela Prefeitura, a UBS tem sido fiscalizada de forma rigorosa, garantindo o controle de gastos sem necessidade de aditivos contratuais. A unidade atenderá entre 3 mil e 4 mil pessoas, contando com equipes de Saúde da Família. O planejamento do atendimento será feito com base em estudos técnicos, incluindo geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, para reorganização do fluxo de pacientes e dimensionamento adequado da demanda. 
Desde o início, a Vigilância Sanitária acompanha a obra em conjunto com as equipes técnicas, assegurando que todas as normas sanitárias e legais sejam cumpridas, incluindo acessibilidade, AVCB e alvarás. Esse trabalho integrado garante eficiência e economia, além de acelerar o cronograma. Atualmente, a obra avançou 30%, mesmo sob condições de chuvas constantes desta época do ano.
Outro destaque é a construção do CAPS III, que já alcançou 23% de execução e terá a laje iniciada em fevereiro. A unidade funcionará 24 horas por dia e contará com estrutura de hospitalidade, permitindo a permanência de pacientes por até 15 dias, com acompanhamento, medicação supervisionada e plano terapêutico adequado. O equipamento reforça a política antimanicomial e reorganiza a rede de saúde mental do município, que inclui a atenção básica, ambulatórios, CAPS adulto, CAPS AD e, agora, o CAPS 3.
A Secretária Municipal de Saúde, Carmem Guariente, ressaltou que as ações vão além da infraestrutura física. “Mais do que a entrega de prédios, as obras representam a reorganização dos serviços públicos, promovendo acolhimento, tratamento humanizado, integração com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a destinação correta dos atendimentos, desafogando as UPAs e fortalecendo toda a rede municipal de saúde mental”, destacou. A previsão de funcionamento é para 2027, já que a Pasta irá organizar, após a finalização do prédio, a parte técnica e as equipes, para atender a demanda de forma eficiente.
