“Em nenhum lugar aprendi tanto de mim e de meus semelhantes como em um campo de futebol.” (Jorge Valdano, ex-jogador campeão do mundo pela Argentina)
CHAMPIONS PAULISTA
O velho guerreiro, Chacrinha, continua mais atual do que nunca. Uma de suas citações popularizadas, “nada se cria, tudo se copia”, uma adaptação da famosa lei da química de Antoine Lavoisier, que diz “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ilustra bem o que a Federação Paulista de Futebol propôs aos clubes sobre a fórmula de disputa do Paulistão 2026, Séria A1, que tem a participação de 16 clubes. A proposta, aprovada, é uma cópia do que a UEFA criou para a disputa da Champions League. Cada equipe vai fazer 8 jogos, três dos quais contra clubes do próprio pote.
ADVERSÁRIOS
De acordo com o que ficou definido, o Bragantino enfrenta Mirassol, São Bernardo e Novorizontino (equipes do seu pote), e ainda Velo Clube, Noroeste, Botafogo, Santos e Corinthians. A Federação justificou a mudança devido à redução no número de datas disponíveis para o Campeonato Paulista, medida anunciada pela CBF.
GALO AMANHÃ
Enquanto o Paulistão não chega, o Massa Bruta volta suas atenções para o Brasileirão. Amanhã, o time recebe o Atlético Mineiro, no Estádio Municipal, em partida antecipada da 37ª rodada. Uma vitória dos comandados de Vagner Mancini sela a permanência da equipe na principal divisão do futebol nacional. A partida tem início previsto para às 19 horas.
DESFALQUES
A zaga do Bragantino será modificada, pois Pedro Henrique e Vanderlan estão suspensos, Por outro lado, voltam Juninho Capixaba e Eduardo Sasha. Ambos devem figurar na equipe titular. A escalação oficial será definida neste sábado pelo técnico Vagner Mancini.
ALTERNATIVO?
A dúvida no Atlético Mineiro é saber se o time que vem a Bragança será o titular ou um alternativo. É que no próximo sábado (22), o Galo vai estar na disputa inédita da Copa Sul-Americana, frente ao Lanús da Argentina, confronto que vai acontecer no Paraguai. Essa Copa é a segunda mais importante do calendário continental. Contra o Fortaleza, no empate de 3 x 3 na quarta-feira, pelo Brasileirão, o time mineiro utilizou o time principal. Isso pode fazer com que o técnico Jorge Sampaoli use ao menos uma equipe mista diante do Massa Bruta.
UMA NO CRAVO…
O jogador Henry Mosquera parece ter problemas físicos que parecem perenes. Joga uma partida e fica duas no Departamento Médico (DM). Tem sido assim durante todo este ano. Algo que precisa ser investigado em minúcias. O jogador faz lembrar outro atacante, Alerrandro, que em sua passagem por Bragança jogou muito pouco e ficou no DM por muito tempo. Com Mosquera a coisa parece que funciona na base do ‘uma no cravo e outra na ferradura”, conhecido dito popular.
PONTO A PONTO
Hoje é o Flamengo que entra em campo para enfrentar o lanterna Sport Recife, jogo que acontecerá na capital pernambucana. Amanhã, o Palmeiras pega o Santos, na Vila Belmiro. Verdão e o Rubro-Negro estão empatados na primeira colocação em pontos, mas o time paulista tem uma vitória a mais, o que lhe garante a liderança. Ao que parece, ambos vão disputar ponto a ponto o título da temporada.
MENINAS
As meninas do Bragantino enfrentam o Santos, amanhã, pela última rodada do Campeonato Paulista. Mas não dependem só de si para avançar à próxima fase. É preciso que o São Paulo seja derrotado pela Ferroviária. Na partida do meio de semana, as bragantinas golearam o Taubaté, mesmo jogando no Vale do Paraíba.
OITAVAS
O Campeonato Amador Série D começa a definir os finalistas. As oitavas de final serão disputadas amanhã e, os quatro vencedores vão à semifinal no próximo domingo. No Campeonato de Menores, os campeões Sub-15 e Sub-17 da Série Ouro serão conhecidos amanhã. Os da Série Prata, só no próximo domingo.