“Ser honesto pode não te trazer muitos amigos, mas sempre vai trazer os amigos certos.” (John Lennon)
VAMOS SAMBAR ENTÃO
O burburinho do carnaval bragantino começa a se movimentar através da Liga das Escolas de Samba, que tem nova diretoria. Semana passada tomou posse como presidente da LIESB a nossa considerada Fran – Francine Pereira, experiente em organização e administração em eventos, de carnaval, de esportes, etc. O nosso considerado Noi Camilo, que cumpria mandato tampão na LIESB, passará a se dedicar exclusivamente à organização do carnaval da nossa gloriosa Escola de Samba Unidos do Lavapés.
ENREDO
Todas as escolas de samba que irão participar do carnaval do ano que vem já devem estar com enredo e samba prontos.
A Unidos do Lavapés, pela primeira vez em 63 anos de existência, vai apresentar enredo homenageando o sincretismo religioso, saudando Oxóssi.
De autoria de Rosângela Resende, o tema tem o título de: “Okê Arô Oxóssi! Lavapés saúda o Guerreiro de uma flecha só”.
O samba também está pronto e deve ser divulgado na próxima semana.
NOVO SECRETÁRIO
Nosso considerado Cleber Centini assumiu finalmente a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bragança. Cleber, praticamente é o principal pilar de sustentação do carnaval bragantino há muitos anos. Como secretário de Cultura, dispensa comentários, pois sua história de grandes realizações em prol do turismo e cultura de nossa cidade e região falam por si.
Parabéns pela nomeação e sucesso na sua empreitada.
COMO SERÁ QUE É?
Fico pensando aqui ao ver vereadores que deixaram o grupo Chedid no episódio do IPTU e, agora depois de oito meses da debandada, voltam a sentar à mesma mesa, ao redor do prefeito, em que se ausentaram para fazer oposição radical ao decreto que racionalizou o IPTU. Todos foram tratados como traíras, sem a menor cerimônia e, agora, se juntam novamente para os tradicionais rituais do beija-mão no gabinete do prefeito.
Como será que é isso? Como será que é o olhar de cada um ao encarar o prefeito? Será que é para o chão, para o lado, para o céu, fecham os olhos?… ou será olho no olho e fazem de conta que nada aconteceu? Vá saber!!!
MELHORANDO
O DER e empresas contratadas pelo estado trabalharam durante a semana para executar sinalização de solo, divisão de pistas, desenhando acessos organizados para o Jardim Fraternidade, Parque dos Estados e Planejada 2, a partir da rodovia Capitão Bardoíno nos dois sentidos de direção.
A estratégia funcionará como paliativo até as obras de duplicação da rodovia começarem. O novo traçado dos acessos certamente vai aliviar a muvuca que a cada dia se agrava naquele trecho.
PIORANDO
Se a medida alivia a região do Parque dos Estados, por outro lado pode agravar o trânsito mais adiante, logo após a ponte do Curitibanos, onde os acessos às indústrias Arcor, Santher, à Escola Viverde e Hospital Bom Jesus já dão sinais de saturação, complicando ainda mais com o tráfego de caminhões pesados, além dos usuários normais da estrada Fulvio Pagani, da Escola Viverde e da variante dos Cardoso.
O problema do congestionamento do Parque dos Estados, salvo melhor juízo, está sendo empurrado para um quilômetro adiante.
NUNCA VI!
Em mais de 40 anos que acompanho as atividades da Câmara Municipal, nunca vi tantos vereadores viajarem com tanta frequência para Brasília em início de mandato, muito menos em mandato inteiro. Alguém deve estar financiando essas viagens, e espero que não seja a Câmara (nós contribuintes). Essas viagens podem ser reflexo da inatividade dos deputados federais, padrinhos de tais vereadores viajantes, e possivelmente cabos eleitorais dos mesmos.
ILUSÃO
A saudosa Maria Aparecida Mendes de Oliveira, nossa querida Binga (minha ex-chefe), que foi diretora da Câmara Municipal de Bragança por longos anos, era dotada de uma sabedoria ímpar, de paciência de Jó e de tiradas inteligentíssimas quando se aborrecia com as atitudes exóticas de vereadores.
Uma delas era: “Esses mal-acabados vereadores pensam que são deputados federais, senadores da República e que vão resolver os problemas da Nação, indo passear em Brasília, gastando o dinheiro do povo para nada.” Pois é!
REFLEXÃO: salmos 35: 1-28
1 Pleiteia, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
2 Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
3 Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
4 Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim tentam mal.
5 Sejam como a moinha perante o vento; o anjo do Senhor os faça fugir.
6 Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga.
7 Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma.
8 Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição.
9 E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação.
10 Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? Sim, o pobre e o necessitado daquele que o rouba.
11 Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.
12 Tornaram-me o mal pelo bem, roubando a minha alma.
13 Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.
14 Portava-me como se ele fora meu irmão ou amigo; andava lamentando e muito encurvado, como quem chora por sua mãe.
15 Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me, e não cessavam.
16 Com hipócritas zombadores nas festas, rangiam os dentes contra mim.
17 Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões.
18 Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei.
19 Não se alegrem os meus inimigos de mim sem razão, nem acenem com os olhos aqueles que me odeiam sem causa.
20 Pois não falam de paz; antes projetam enganar os quietos da terra.
21 Abrem a boca de par em par contra mim, e dizem: Ah! Ah! Os nossos olhos o viram.
22 Tu, Senhor, o tens visto, não te cales; Senhor, não te alongues de mim:
23 Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
24 Julga-me segundo a tua justiça, Senhor Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim.
25 Não digam em seus corações: Ah! Alma nossa! Não digam: Nós o havemos devorado.
26 Envergonhem-se e confundam-se à uma os que se alegram com o meu mal; vistam-se de vergonha e de confusão os que se engrandecem contra mim.
27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.
28 E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia.