Últimas Notícias

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

APAE apresenta espetáculo no Teatro Carlos Gomes

Município abre credenciamento para artistas bragantinos

6º Festival Nordestino será realizado nos dias 14 e 15

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
sexta-feira, dezembro 5, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

Fornecimentos de luz e água são alvos de reclamação de moradores da região do Jardim América

Energisa e Sabesp se manifestaram a respeito das queixas. Energia afirma que faz investimentos para melhoria do serviço, já Sabesp diz que problemas são pontuais

por Redação GB
abril 12, 2025
no Cidade
0
Fornecimentos de luz e água são alvos de reclamação de moradores da região do Jardim América

Nesta semana técnicos da Energisa estavam na Av. Nipo Brasileira efetuando manutenção no sistema de alta tensão || FOTO: Ana Paula Alberti/GB

 

Chegou à redação da GB que quedas e oscilações de energia e falta d’água têm sido um recorrente problema nos bairros da região do Jardim América, entre eles Bela Vista, Vereda América e Jardim Santana. Moradores relatam que são muito frequentes as quedas de energia, as oscilações e o “estouro” de transformadores pelas ruas do bairro, além da falta de água, sem aviso prévio, os consumidores já ficaram sem água por 12 horas ou mais, e quando retorna, a água é barrenta, ou tem forte odor de cloro. Ruas como Nipo Brasileira, José Emilio, Deputado Samuel Saul, Jandira Colombo Costa Valente, João Siriani, Maestro Demetrio Kipman, João Assunção Toledo Leme, Manoel José Villaça, Natal Montessanti, Jardim Santana e Condomínio Vereda América, são alvos constantes de reclamações.

Além do problema no abastecimento de água, as reclamações também se voltam ao fornecimento de energia. Foram relatados estouros e faíscas que vêm de transformadores da Rua Nipo Brasileira. Os casos mais recentes em relação ao problema no fornecimento de energia, ocorreram na noite da terça-feira (1/4) e na manhã e tarde de quinta-feira (3/4).

Segundo apurado, os problemas já causaram diversos prejuízos financeiros, com queima de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e de alimentos. Além da queima de equipamentos, há também relatos de vazamentos internos devido a estouro de canos e caixas d’água devido à forte pressão com que a água volta as residências, após o período sem fornecimento. Nestes casos os moradores arcaram com todo o prejuízo financeiro, já que a Sabesp não avalia dentro do imóvel apenas até o cavalete da rua. E quando reclamada desconta a cobrança do esgoto apenas.

A GB também recebeu relatos de moradores que já pagaram por ar em seus canos. A interrupção do fornecimento de água, é um fator que causa ar na tubulação. Nesses casos, a Sabesp, quando solicitada, coloca um aparelho no relógio medidor do imóvel para confirmar se há entrada de ar ou não na tubulação do imóvel, o equipamento fica por dias no local, até que seja retirado e a contestação da conta seja aprovada ou não pela empresa.

Os moradores da região, afirmam que abrem chamados para a Energisa – empresa responsável pelo fornecimento de energia ao município – e que eles enviam equipes para averiguação e concerto, mas o fato é que mesmo assim, o problema não é sanado e dias depois ocorre novamente.
Dizem ainda que quando o problema é a falta de água, a Sabesp nem retorna ao chamado, dá um prazo de 24 horas, via aplicativo, para a provável visita ao imóvel que muitas vezes não ocorre.

Diante de tantos relatos, fica claro que os problemas não são pontuais de um imóvel ou outro, é geral na região, já ocorre ao mesmo tempo em muitos imóveis em diversas ruas diferentes.

O que dizem as empresas – A GB entrou em contato com a assessoria de imprensa da Energisa e da Sabesp para entender por que isso ocorre, quais medidas as empresas pretendem tomar para sanar as questões e o que o consumidor pode fazer para ser ressarcido dos prejuízos financeiros. Em nota, a Sabesp disse que não há problemas de abastecimento nos bairros questionados, e que podem ocorrer interrupções pontuais devido a falta de energia. Mas segundo apurado pela GB nem sempre as interrupções do fornecimento de água ocorrem com a queda de energia.

Confira a nota na íntegra: “ A Sabesp informa que o abastecimento está normal nos bairros Jardim América e Bela Vista, em Bragança Paulista. Para verificar as ocorrências, a Companhia solicita o número dos imóveis.

A empresa informa ainda que o sistema de abastecimento é monitorado 24 horas por dia por meio de equipamento de telemetria que controla o fornecimento de água nos bairros, inclusive nos pontos mais altos e distantes, permitindo o controle e a gestão do sistema através de ações corretivas e preventivas.
A Companhia reforça seu compromisso com a qualidade e a continuidade do fornecimento de água, e esclarece que podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento devido à falta de energia ou manutenções emergenciais no sistema.”
Já a Energisa em nota disse que investe desde o inicio deste ano emobras no sistema elétrico de Bragança Paulista, visando melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Especificamente em relação ao Jd. América , empresa disse que realizar inspeções nos alimentadores que atendem os bairros citados, e melhorias em diferentes pontos da rede. Confirma na integra a nota da concessionária: “Desde o início deste ano a Energisa tem trabalhado em um cronograma de obras e manutenções no sistema elétrico em Bragança Paulista e região, com o propósito de melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Equipes da concessionária realizaram inspeções nos alimentadores que atendem os bairros Jardim América, Bela Vista e adjacências e, desde então, estão realizando uma série de melhorias em diferentes pontos da rede. A previsão é concluir esse cronograma até o fim deste mês.
Além disso, até o final de 2025, Bragança Paulista será contemplada com a inauguração de mais uma subestação de energia: a SE Bragança Paulista III. O empreendimento representa um investimento de R$ 29,4 milhões da Energisa Sul-Sudeste no município, e vai impactar diretamente mais de 50 mil pessoas. Juntamente com a nova subestação, que terá capacidade de 30 mil kW, será construída uma linha de transmissão de 138 mil volts, com cinco alimentadores e recondução de 10 km da rede de distribuição.
Na prática, esses dois empreendimentos trarão ainda mais confiabilidade ao sistema elétrico que abastece clientes residenciais, comerciais, estabelecimentos públicos, privados de bairros como Santa Luzia, Residencial Euroville, Santa Helena, Bosques da Pedras, Taboão, Universidade São Francisco e adjacências, além do Shopping Center Bragança e segmentos rurais como Campo Novo e áreas próximas à Rodovia Fernão Dias.
Paralelamente a distribuidora tem executado um plano de melhorias no município que inclui substituição de cabos, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos.
Considerando o período de chuvas na região, a Energisa também intensificou as ações de poda de árvores que oferecem risco ao sistema elétrico e, consequentemente, ao fornecimento de energia.
Por fim, a Energisa reafirma o seu compromisso de trabalhar para oferecer uma energia segura e de qualidade, e acrescenta que, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o cliente que identificar algum dano a equipamentos eletroeletrônicos por causa de interrupções de energia pode fazer uma solicitação formal junto à distribuidora pelos canais de atendimento, para que sejamos seguidos os trâmites estabelecidos pela agência reguladora. “

 

Tags: bragança paulistacidadeDenúnciaenergisasabesp

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

novembro 29, 2025
Coluna da Gazeta

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA ?

novembro 22, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Cidade

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

dezembro 3, 2025
Saúde

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

dezembro 2, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.