A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Decreto nº 4.644, publicado na Edição nº 1948 da Imprensa Oficial do Município no dia 15 de janeiro, anunciou a criação da Comissão Especial para Análise de Viabilidade e Implantação da Tarifa Zero. A medida visa a implementação de um sistema de transporte coletivo municipal gratuito, uma das metas do Plano de Governo do Prefeito Edmir Chedid.
O grupo, que será composto por representantes do gabinete do prefeito, Secretarias de Mobilidade Urbana, Finanças e Assuntos Jurídicos, terá um prazo de 180 dias para realizar estudos técnicos que embasem uma decisão sobre a viabilidade financeira, operacional e estrutural da implantação da Tarifa Zero.
Entre os pontos a serem analisados estão o impacto financeiro do projeto, com um estudo detalhado sobre fontes de financiamento capazes de garantir a sustentabilidade do sistema sem onerar os usuários; a demanda de passageiros, com pesquisas sobre o número atual de usuários e as projeções de crescimento para os próximos anos. Também será analisada a infraestrutura operacional, que envolve a avaliação da frota de veículos, das linhas em funcionamento e a necessidade de ajustes ou ampliação da rede de transporte. A comissão considerará alternativas de custeio, como repasses públicos, subsídios governamentais e parcerias com a iniciativa privada.
A gratuidade do transporte público pode contribuir para a diminuição do uso de veículos particulares, melhorar o trânsito e ajudar na preservação ambiental. Esses estudos serão fundamentais para determinar a viabilidade da implementação da política tarifária em Bragança Paulista.