“Deixei de acreditar em Deus no dia em que vi o Brasil perder a Copa do Mundo no Maracanã.” (Carlos Heitor Cony, escritor e jornalista)
ALERTA (I)
A vitória frente ao Barcelona de Guayaquil por 3 x 2, com gol no final da partida, foi um sinal de alerta de que nem tudo vai bem com o time do técnico Pedro Caixinha. Na sequência, foi derrotado pelo Fluminense, que amarga as últimas colocações e em seguida, pelo jogo de ida da Copa do Brasil, nova derrota, por 2 x 0 para o Athletico Paranaense. Tirar essa vantagem no jogo de volta, no Nabizão, na próxima quarta-feira, não será tarefa fácil, pois o time segue sem cinco titulares.
ALERTA (II)
Mesmo com um conjunto de zagueiros que não é aquela maravilha toda, Pedro Henrique, Eduardo Santos, Juninho Capixaba e Andrés Hurtado, que estão lesionados, são superiores aos seus reservas. Muito superiores. Não é de agora que se cobra um elenco homogêneo, com pelo menos 17 jogadores em condições de desenvolver o mesmo futebol quando se precisa mudar o time titular. Mas pelos lados da diretoria, parece que a prioridade é o meio-campo. Daí a situação fica pra lá de difícil.
CRUZMALTINO
Hoje o Massa Bruta joga no Rio de Janeiro, às 19 horas, onde enfrentará o Vasco. A equipe cruzmaltina, que amargou a zona de rebaixamento por várias rodadas, hoje está apenas a dois pontos do Bragantino. Ou seja, os cariocas foram melhorando de produção ao longo do primeiro turno, e o time de Caixinha perdendo rendimento até ficar na 10ª colocação.
UM SÓ?
Uma das questões sobre o time do Braga que começará jogando, é saber se entrará em campo com apenas um volante, como aconteceu contra o Furacão. Aí fica difícil acreditar que a zaga estará protegida. Na Copa do Brasil foram dois armadores e três atacantes, e nada funcionou.
MAIS UM?
Se o assunto é meio-campo, o Bragantino está tentando trazer de volta o meia Matheus Gonçalves, considerado joia do Flamengo, mas que no rubro-negro do Rio de Janeiro parece não ter dado certo. Pelos acontecimentos observados, o time carioca parece querer dar o troco e pedir os mesmos 7,5 milhões de dólares que teve de desembolsar quando tirou Léo Ortiz do Braga. De todo modo, mais um jogador para o meio-campo.
LANTERNA
A campanha da equipe do Bragantino que disputa a Copa Paulista chama a atenção pela falta de compromisso. Não contente apenas com a última colocação em seu grupo, também é o ‘lanterna’ na classificação geral, entre 26 equipes. Em 5 jogos disputados, ainda não venceu, empatou duas e perdeu três. Assinalou 2 gols e sofreu 8. Um vexame!
CICLO
Difícil saber, neste momento, se o Palmeiras entrou em novo ciclo, que não é o de soberania sobre os demais clubes, ou se é apenas uma fase passageira. Algo deixou de funcionar e ainda não se sabe bem o que é: se o elenco, se a comissão técnica, se ambos, se os reforços, enfim, situação que o técnico Abel Ferreira até então não tinha vivenciado.
FINALISTAS
Amanhã o Campeonato Amador Série B vai conhecer os dois finalistas (que terão vaga garantida na Série A do ano que vem). As duas partidas pela semifinal serão disputadas no Estádio Mário Guilherme do Santos, campo do São Lourenço. A julgar pela campanha que fizeram, o Cedega é favorito diante do Penha e o São Miguel frente à Hípica Jaguari. A primeira partida acontece às 13h45 e, a segunda, às 15h45.