Os 66º Jogos Regionais da IV Região Esportiva do Estado de São Paulo acontecem em Bragança Paulista e a abertura oficial será no próximo dia 19 de julho, às 18h30, na Arena do Lago do Taboão. O evento é organizado pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).
Serão 49 municípios, da 4ª 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que irão participar dos Jogos Regionais nas modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A canoagem foi escolhida como modalidade extra pelos organizadores.
Os municípios participantes são: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Arthur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Casa Branca, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Leme, Limeira, Mococa, Monte Mor, Mogi Guaçu, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Valinhos, Vargem Grande do Sul e Vinhedo.
A competição reunirá aproximadamente 8.000 pessoas entre atletas, diretores, treinadores e colaboradores, o que movimentará além do setor esportivo o setor econômico e turístico da cidade.
A escolha das cidades sedes foi realizada durante os Jogos Regionais do ano anterior. A escolha da sede para este ano ficou esvaziada, sem novas candidaturas, restando naquele momento, a repetição de Mococa, município que sede dos Jogos de 2023.
Na ocasião, o Prefeito Prof. Amauri Sodré entrou em contato com o Prefeito de Mococa, o qual informou que existia a possibilidade da desistência de sua cidade em ser a sede novamente, abrindo espaço para Bragança Paulista receber uma das mais tradicionais e importantes competições do calendário oficial do Governo do Estado de São Paulo, movimentando atletas, técnicos, dirigentes e a população em geral.
O Deputado Estadual Edmir Chedid intermediou o pedido de Bragança Paulista e entregou, pessoalmente, junto à secretária de Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Helena Reis, e em junho deste ano e Pasta foi autorizada a firmar um convênio com a Prefeitura de Bragança Paulista, no valor de R$ 771.375,00 para custear o evento.
Os Jogos Regionais são realizados em oito regiões esportivas do Estado e são classificatórios aos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.