A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na segunda-feira (25), são 15 dias antes do início da campanha no ano passado que ocorreu em 10 de abril. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A vacinação não será de forma escalonada, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem receber a vacina que estará disponível em todas as unidades de saúde.
No ano passado o país inteiro ficou muito aquém da meta estabelecida da cobertura vacinal, determinada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. A cobertura nacional foi de 60,61% e em Bragança Paulista foi de 55,67%., conforme indicam os dados divulgados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Governo Federal.
A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa do ministério é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),trabalhador da Saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, Povos indígenas, Idosos com 60 anos ou mais de idade, Pessoas em Situação de Rua, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Profissionais das Forças Armadas, Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, Trabalhadores Portuários, População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.