A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março, são 15 dias antes do início da campanha no ano passado que ocorreu em 10 de abril. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
No ano passado o país inteiro ficou muito aquém da meta estabelecida da cobertura vacinal, determinada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. A cobertura nacional foi de 60,61% e em Bragança Paulista foi de 55,67%., conforme indicam os dados divulgados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Governo Federal. No ano passado 64.327 pessoas faziam parte do grupo prioritário no município. Os números do grupo prioritário deste ano ainda não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Com a baixa adesão em 2023, o Ministério da Saúde ampliou a vacina para a população em geral (sem ser do grupo prioritário) e prorrogou a campanha, que a princípio terminaria em maio, para até 15 de setembro. Essa ampliação ajudou a atingir um número maior de imunizados, em Bragança foram 21.971 pessoas, além do grupo preconizado.
Com a antecipação da Campanha contra gripe este ano, o Ministério da Saúde informou ter negociado a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir do dia 20 de março.
De acordo com o ministério, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. Nessa quarta-feira (29/2), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que a pasta vem observando uma antecipação da circulação de vírus respiratórios no Brasil.
A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa do ministério é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.