O governo estadual realizará nesta sexta-feira (01/03) o “Dia D de Mobilização Estadual” contra o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue e a febre amarela urbana. A atividade, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União) na Assembleia Legislativa, foi estabelecida pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e contará com a parceria dos 645 municípios.
A reportagem da GB questionou a Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (27/02) sobre as ações que seriam desenvolvidas em Bragança Paulista sobre o Dia D e não teve retorno até o momento. Até o último boletim da pasta, a cidade 1.755 notificações e 1.248 casos positivos para dengue
Conforme informações cedidas pelo parlamentar, o Exército Brasileiro auxiliará na limpeza e na orientação de combate à dengue junto à comunidade. “O efetivo de profissionais será distribuído conforme a necessidade e a situação epidemiológica dos municípios; todos passarão por treinamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde para contribuir com as prefeituras nas atividades de campo”, destacou.
Edmir Chedid também divulgou que, além do Exército Brasileiro, outro apoio importante será o da Secretaria de Estado de Educação, que desenvolverá um trabalho específico com estudantes e profissionais de unidades públicas de ensino. “Afinal, todos temos responsabilidades no combate e na eliminação de criadouros do Aedes aegypti; todos estamos diretamente ligados com a questão”, disse.
“O COE é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde e reúne outras sete secretarias estaduais, como a da Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil e Educação. Também conta com o apoio e a participação dos membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), que considero fundamental nesta atividade no Estado de São Paulo”, defendeu Edmir Chedid.
Dia D – O “Dia D de Mobilização Estadual” contará com atividades nos 645 municípios. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, promoverá iniciativas especiais nas escolas, enquanto a Defesa Civil mobilizará seus profissionais para intensificar a orientação à população e também para reforçar as ações de combate ao mosquito nas residências e empresas.
Para auxiliar as ações do Centro de Operações de Emergências, o governo lançará o portal “Dengue100Dúvidas”, com 100 questionamentos mais comuns entre a população sobre dengue, zika e chikungunya, e com respostas dos profissionais de saúde. “Por meio da plataforma na internet, será possível conhecer mais sobre a dengue e esclarecer dúvidas”, comentou o parlamentar.
O deputado Edmir Chedid também destacou a importância da campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, instituída pelo governo estadual. “Trata-se de um material didático e comunicativo para a população. O Estado o disponibilizará de forma on-line para todas as prefeituras. A intenção é de que chegue a toda a comunidade nos próximos dias da campanha”, finalizou.