CHUTE NA CANELA
FRASE
O problema dos árbitros é que eles sabem as regras, mas não conhecem o jogo.” (William Shankly, ex-jogador e técnico escocês)
COLOCAÇÃO
O Bragantino, depois do melancólico jogo diante do rebaixado Coritiba, se despede do Brasileirão no Rio de Janeiro, onde enfrentará o desesperado Vasco, que luta contra o rebaixamento. Partida que deve ter todos os ingredientes inerentes ao futebol brasileiro, como pressão, intimidação, descontrole emocional, além de se ter olhos atentos à arbitragem. Afinal, um time que se transformou em SAF este ano, clube do tamanho do Vasco, é inaceitável uma volta à Série B. O Massa Bruta, pode terminar o certame em sexto lugar, ou quinto, se o Botafogo perder no Beira Rio para o Inter. Se empatar, o Fogão fica com a 5ª colocação, em caso de vitória do Braga.
QUEDA
Para um time que brigava não só pelo título, mas por vaga direta na Libertadores, inexplicável a queda do Bragantino a partir da 29ª rodada. Um time que praticamente jogava por música, de repente viu toda a sua estrutura dentro do campo de jogo mudada pelo técnico. Titulares absolutos foram para a reserva e, a reposição, não correspondeu, pois o time do técnico Caixinha não tem substitutos à altura.
2024
Fim de jornada, mais uma temporada sem qualquer título (Paulistão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão), investimentos altos e apenas uma classificação para a Sula do ano que vem. Resta esperar pela diretoria e verificar se vão ser feitas contratações e dispensas. Tem muita gente produzindo nada no elenco, e alguns já de bom tempo. Certeza: os retornos de Thonny Anderson e Praxedes. Fala sério, ninguém merece.
SAÍDA?
O capitão do time e um zagueiro de qualidade inquestionável, é possível que Léo Ortiz deixe o Braga no início do próximo ano. O Flamengo é um dos interessados em contar com seu futebol. O técnico rubro-negro, Tite, foi quem convocou Ortiz para a seleção brasileira e já conhece o seu potencial. Difícil saber se o Bragantino vai segurá-lo.
FLAMENGO
Contratado sem preço de passe fixado, Matheus Gonçalves deve aproveitar a ida do Braga para o Rio de Janeiro amanhã, e já desembarcar na capital carioca de mala e cuia, pois volta ao Flamengo. O jovem é talentoso, mas ainda precisa de mais tempo para desenvolver seu futebol de forma coletiva. É muito individualista.
CAMPEONÍSSIMO
Quando se imagina que o time comandado por Abel Ferreira está em queda livre, eis que ressurge das cinzas e de novo é campeão brasileiro. Dificilmente vai ser ultrapassado por seus adversários mais diretos. Como o Cruzeiro, seu adversário de amanhã, já escapou da degola, o que se espera é uma partida menos complicada. Mesmo assim, o Verdão tem 8 gols a mais de saldo sobre o segundo colocado e 15 sobre o terceiro, com uma vitória a mais. Mesmo se perder do time mineiro, é difícil imaginar que o Atlético-MG vença outro desesperado, o Bahia, por 8 gols de diferença, e o Flamengo derrote o São Paulo por 15 gols. As estatísticas do alviverde no Brasileirão: 20 vitórias, melhor ataque (63 gols), segunda melhor defesa (32 gols) e saldo positivo de 31 gols. De quebra, chegou à semifinal da Libertadores (perdeu nos pênaltis) e foi campeão Paulista. E a torcida achou que foi pouco, criando tumulto nos últimos quatro meses.
QUEM CAI?
A pergunta que desde as últimas três rodadas se faz é quem vai acompanhar Goiás, Coritiba e América-MG rumo à Série B do ano que vem. Vasco, Bahia ou Santos? Difícil prognóstico, principalmente por tudo aquilo que envolve os chamados ‘grandes’ do futebol. O Vasco recebe o Bragantino, o Bahia é anfitrião diante do Galo Mineiro e o Peixe é mandante contra o Fortaleza. Ou seja, os três jogam em seus domínios. Rodada final para nervos de aço e não recomendado para cardíacos. E olho na TV e ouvido no radinho (hoje conhecido por celular).
ANO NOVO
Ao que parece o ano novo para o Bragantino vai começar com muitas novidades fora de campo. Se concretizados os anúncios feitos em meados do segundo semestre, o Estádio Municipal vai passar para o controle da Red Bull, que nele fará reformas e ampliação para abrigar 10 mil pessoas, local onde o Massa Bruta vai mandar seus jogos durante 2024, e o início da transformação do Estádio Nabi Abi Chedid em arena multiuso. Também está prevista a inauguração do novo Centro de Treinamento, que fica em Atibaia.
INVICTO
O Campeonato Amador Série B chegou ao fim no domingo, e o time vice-campeão, o Poca Ropa, terminou o certame invicto. Ou seja, não perdeu uma só partida e não ficou com o título. A Vargense, nos pênaltis, se deu melhor e sagrou-se campeã de 2023. A lembrar que ambos conquistaram o direito de disputar a Série A no ano que vem. Dos principais campeonatos organizados pela Liga, resta somente o Amador Série C.