O cuidado integral envolve acompanhamento de rotina, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, promoção de hábitos saudáveis, cuidados com a saúde mental e prevenção de agravos, como câncer.
Desta forma, para estimular os homens a cuidar da própria saúde de forma integral, a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas atividades em alusão à campanha “Novembro Azul”.
A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.
Coleta – No próximo dia 23, as 6 unidades (Águas Claras, Planejada 1, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida) farão coleta, das 17h às 19h30, do exame Antígeno Prostático Específico, ou PSA, que é utilizado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos com 50 anos ou mais.
Orientações para a coleta: Realizar jejum de 3 horas. Não ultrapassar 15h de jejum; – Não realizar atividade física no dia anterior ou no dia da coleta de sangue; – A ingestão de líquidos deve ser mínima para não interferir nos exames; – Medicações de uso contínuo devem ser tomados normalmente; – Levar os nomes dos medicamentos em uso, inclusive vitaminas e suplementos; – Não realizar esforço ou atividade física nas últimas 24h e até o dia do exame; – Não ter relação sexual ou ejaculado nas últimas 48h antes e até o dia do exame; – Não andar de bicicleta, moto, cavalo nas 48h antes e até o dia do exame; – Não ter utilizado supositório, sonda uretral ou exame de toque nos últimos 3 dias; – Não ter realizado cistoscopia nos últimos 5 dias; – Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos 7 dias; – Não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 21 dias; – Não ter realizado biópsia, aerodinâmicas nos últimos 30 dias.
Programação – Dia 13, às 8h – Unidade Arara dos Mori – Atividade: Orientações sobre o câncer de próstata + Fisioterapia + Café da manhã. Às 14h – Unidade Vila Aparecida – Atividade: Roda de conversa para orientar sobre o câncer de próstata e estimular essa população a melhorar a participação nas ações de saúde e no autocuidado. Dia 14, Às 8h – Unidade São Vicente – Atividade: Orientações sobre o câncer de próstata e diabetes. Às 8h – Unidade Vila Motta – Atividade: Ação com o grupo Qualidade de Vida: palestras sobre as temáticas propostas e atividades físicas + Aferição de glicemia capilar + Montagem de grupo para cuidados com o pé do diabético. Dia 16, Às 9h30 – Unidade Móvel – Atividade: Palestra sobre prevenção do câncer de próstata, e Dia 17, Às 9h – Unidade Hípica Jaguari – Atividade: Ação com o grupo Qualidade de Vida sobre prevenção do câncer de próstata. Às 9h – Unidade São Lourenço – Atividade: Roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata.