A Prefeitura de Bragança Paulista, reitera a importância de a população não frequentar locais públicos, quadras e equipamentos esportivos para manter a segurança da população e evitar a propagação do novo coronavírus.
A administração municipal adverte sobre a importância da colaboração da população. A determinação de uso obrigatório de máscara ao sair de casa desde o dia 27 de abril, não significa que as medidas para o enfrentamento da pandemia foram afrouxadas. O comércio não essencial, descriminado no decreto municipal de 16 de março, deve continuar fechado respeitando todas as medidas já incessantemente divulgadas.
A insistência do governo municipal e estadual em orientar as pessoas para que fiquem em casa e saiam apenas quando extremamente necessário, é exatamente para que a disseminação da doença seja impedida e a rotina se normalize o quanto antes. Com o índice de isolamento caindo semanalmente, essa semana chegou a 48%, a possibilidade de flexibilização da quarentena proposta pelo Governo Estadual, através do Plano São Paulo que está programado para entrar em vigor no dia 11 de maio, está descarta já afirmou o governador João Doria. “Não há qualquer condição de flexibilização de isolamento com 48% de taxa de isolamento e evidentemente com os riscos de colapso no atendimento público nos hospitais”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Em reunião ocorrida na quinta-feira, 30, entre o governo paulista e o Ministro da Saúde Nelson Teich disse ser favorável a manutenção do isolamento social.
O Estado de São Paulo é o epicentro da doença, com mais de 26 mil casos confirmados e 2.200 mortes registradas desde fevereiro, a taxa de letalidade é acima da média nacional que é de 7% e em São Paulo esse número sobe para 8,6%.
Em Bragança, até quinta-feira, 30, o número de notificações para a doença são de 235, desse, os casos confirmados são 85 e os descartados 125. A cidade registra 10 óbitos entre os confirmados, e ainda há um suspeito em investigação, com esses dados a taxa de letalidade entre os confirmados é de 11,8%, número maior que o estadual. Um alerta feito pela secretária de Saúde Marina de Oliveira, é que mesmo que os casos confirmados são em sua maioria em pacientes com 30 a 39 anos, os óbitos são de maior ocorrência entre os pacientes com mais de 60 anos, por conta das doenças que esses pacientes já tinham, como cardiopatias, câncer, e problemas respiratórios. Por esse fator, principalmente, a recomendação é que idosos com mais de 60 anos fiquem em isolamento social, as demais pessoas devem evitar situações que coloquem em risco a sua saúde e de outras pessoas. As pessoas que necessitam trabalhar devem fazê-lo com todos os cuidados e orientações já determinadas. Crianças não devem brincar nas ruas com outras crianças e também devem seguir o isolamento. O momento é de resguardo da saúde individual e publica, alertam as autoridades.
Na cidade, todos os equipamentos esportivos estão fechados por tempo indeterminado, mas ainda se vê jovens frequentando os locais desrespeitando a determinação do governo.
O Lago do Taboão, que é palco para atividades físicas, continua sendo frequentado por muitas pessoas que não respeitam o distanciamento nem ouso obrigatório de máscaras. Apesar de ser muito recomendado a pratica de exercícios para a manutenção da imunidade e saúde, deve-se fazer em casa, sem sair às ruas, evitando aglomerações vistas constantemente no Lago do Taboão, principalmente. Apelando ao bom senso de cada um, espera-se que com a colaboração da população a flexibilização da quarentena ocorra e a curva de crescimento da covid-19 diminua.
A fiscalização segue pelas ruas da cidade com a Guarda Civil Municipal, fiscais da Vigilância Sanitária e Policia Militar, orientando população e o comércio essencial para que sigam as medidas decretadas. Havendo o descumprimento o infrator estará sujeito as penalidades previstas em lei.
Os números de casos de COVID-19 no país já ultrapassam 78 mil, com mais de 5 mil mortes. Os especialistas defendem que a maneira mais eficaz de controlar a pandemia, é o isolamento social, quanto mais a população ficar em casa, menos pessoas serão contaminadas, obviamente.