O isolamento social de Bragança Paulista chegou a 57% no domingo, 26 e sábado, 25, em 51%. Na semana passada após o feriado, o índice foi de 47 % em todos os dias. No Estado de São Paulo a média até sexta-feira, 24, era de 48%, no final de semana o índice subiu, mas não passou de 58%. Mesmo com alta aos fins de semana o governador João Doria disse em seu pronunciamento diário que se esse número próximo a 60% deve ser mantido durante a semana para que a flexibilização da quarentena prevista para 11 de maio seja viável.
Bragança está seguindo as determinações do Governo do Estado, portanto se o índice aqui não se manter em um número satisfatório, a flexibilização também corre o risco de ser suspensa, já que serão liberados comércios não essenciais conforme o quadro regional.
A obrigatoriedade do uso de máscaras ao sair nas ruas em Bragança não significa flexibilização da quarentena, mas apenas orienta a quem tem necessidade de sair para que proteja a si e ao próximo. As medidas de isolamento social e distanciamento continuam até pelo menos 11 de maio, ou enquanto não houver outra determinação das autoridades em saúde estaduais e nacionais. O isolamento de idosos com mais de 60 anos continua sendo o ponto mais reforçado pelas autoridades, pois essas pessoas são as que tem o maior índice de letalidade da covid-19. Em Bragança, 70% dos casos de óbitos foram de pacientes com 60 anos ou mais, segundo informou a secretária municipal de saúde Marina Oliveira.
No sábado, 25, o prefeito Jesus Chedid, fez um pronunciamento para população bragantina em rede social e também reforçou a importância do isolamento, de seguir as medidas adotadas pelo município, para que assim com o achatamento da curva que ainda é crescente seja possível retomar as atividades em breve.
Casos – Em Bragança os casos subiram para 202 notificados, destes 117 foram descartados, 22 estão em investigação, 63 foram confirmados, 35 foram curados e 10 vieram a óbito, ou seja, 15,8% de letalidade em Bragança, um índice muito maior que a taxa no país é de 6,8%.