Em cumprimento ao Plano Municipal de Combate às Enchentes, a Prefeitura Municipal está fazendo uma verdadeira transformação nas Avenidas Imigrantes e Euzébio Savaio. A mudança, porém, é no subsolo, com a implantação de uma galeria para escoamento das águas pluviais. A medida deve dar fim, de uma vez por todas, as recorrentes enchentes que assolam a região.
Segundo a secretaria de Comunicação do Palácio Santo Agostinho, sede da Prefeitura Municipal, as equipes da secretaria de Serviços, sob o comando do secretário de Obras, Benedito de Carvalho Júnior, até quinta-feira (20), já havia implantado 104 aduelas na Avenida dos Imigrantes, em direção a Euzébio Savaio. A mesma fonte informou que as equipes foram obrigadas a diminuir o “ritmo” de trabalho, por conta de adutoras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que estão passando por intervenções de equipes da autarquia de forma paralela. Segundo publicado pela GB e GBN, em maio as equipes da secretaria de Serviços encontraram uma tubulação grande, composta por tubos de 1 metro e 1,5 metro de diâmetro. A tubulação, que é antiga, foi obstruída ao longo dos anos por intervenções da Sabesp e pela falta de educação das pessoas, que descartam tudo e qualquer tipo de lixo nas ruas.
Composta por 184 aduelas de 2×2,5 metros, a galeria será instalada em trecho entre as avenidas dos Imigrantes e Euzébio Savio, dará vazão à água captada pelo reservatório de retenção de cheias e desembocará no Ribeirão Lavapés. Recém construído, o “piscinão” tem capacidade de armazenamento de cerca de 2.250 m³ de água, e fará a captação das águas oriundas da Santa Libânia e que escoam para a rua Santa Amélia. “Essa água que vem de cima entra nessa caixa de contenção e durante o período crítico das chuvas ela irá reter essa água para depois soltá-la gradativamente para a ramificação central” explicou o secretário, que ainda esclareceu que a caixa de contenção fará a função de um piscinão em dimensões menores
Aliás, na rua Santa Amélia foram feitas obras para aumentar a capacidade de capitação das águas pluviais recebida da parte alta do bairro, com a construção de caixas de contenção com dimensões de 1×2 metros para comportar o volume de água e desaguar no piscinão.
A Avenida Euzébio Savaio também teve sua rede pluvial modernizada antes da construção do piscinão, com a ampliação e instalação de 42 caixas de contenção com dimensões de 1 metro de profundidade por 2 metros de comprimento que captam parte da água vinda da região da Santa Libânia, que não deságua no “piscinão”, e Cruzeiro, encaminhando-a para a tubulação central e depois para a galeria principal.
Na quarta-feira (19), Benedito Carvalho Júnior, acompanhado dos engenheiros Dr. Guillermo Montestruque e Alex Leite da empresa Infratrans, visitaram os locais das obras. A empresa presta serviços de consultoria e assessoria para prefeituras e concessionárias na área de infraestrutura viária de forma gratuita.
Combate às enchentes – Bandeira levantada pelo então prefeito Jesus Chedid e por seu sucessor Amauri Sodré, o combate às enchentes é prioridade da administração. Tanto que foi elaborado um plano minucioso e ousado com obras de grandes proporções. Entre elas a construção da Bacia de Retenção contra enchentes no Jardim Califórnia e do Reservatório de Retenção de Cheia, implantado no lago entre a Rua Luigi Picarelli e a Avenida Salvador Markowicz. Também foi construída a 2ª Bacia de Retenção e Sedimentação de Sólidos, nas imediações da Avenida Alpheu Grimello, no Lago do Taboão.