Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Bragança Paulista participaram nos dias 06 e 07 de outubro, da V Bragrantequinha. O evento faz parte da XII BRAGANTEC – Feira de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Bragança Paulista.
O objetivo do evento é apresentar projetos inovadores e significativos à aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. Neste ano, as exposições têm como tema “A cidade da gente”, com o desenvolvimento dos equipamentos utilizados nas aulas de Robótica.
O evento conta com a participação de 11 escolas, com 15 alunos de cada. Nesta quinta-feira (6), a E.M. Carlos Frederico dos Santos Silva participou com o Projeto “Aplicativo Escola”. Já a E.M. Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto participou com o Projeto” Parque de Exposições Fernando Costa – Festa do Peão”. A E.M. Padre Donato Vaglio expôs o Projeto “Aviação da Robótica” e a E. M. Zitta de Mello Barbosa o Projeto “Importância da faixa de pedestre”.
Nesta sexta-feira (7), no período da manhã, a E.M. Fernando Amos Siriani apresentará o Projeto “Estádio Nabi Abi Chedid”. Já a E.M. Antonio Dorival Monteiro de Oliveira apresentará o projeto que conta a trajetória do Estádio Nabi Abi Chedid. A E.M. Prof. Joaquim Theodoro da Silva o Projeto “Espaço Cultural Geraldo Pereira (Praça do Matadouro) ”. A E.M Carlos Frederico dos Santos Silva participará com o Projeto “Aplicativo Escola”, e a E.M. Com. Hafiz Abi Chedid apresentará o Projeto “Brincando com Robótica”.
No período da tarde, a E.M. Des. Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira apresentará o Projeto de “Maquete com uso de tecnologias”. A E.M. Prof. Abner Antonio Sperendio participará com o Projeto de “Robótica – Lago do Taboão”. A E.M. Profª. Lúcia Helena Pugiali apresentará o Projeto “Resgate de valores da antiga Catedral”, e a E.M. Padre Donato Vaglio participará com o Projeto “Aviação da Robótica”.
A Secretaria Municipal de Educação, incentiva o evento do Instituto Federal no município, pois desperta a criatividade e a inovação dos estudantes, as vocações científicas e tecnológicas, e identifica jovens talentos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
“Esse evento é de extrema importância na troca de experiência e conhecimento entre os alunos. Quero agradecer ao Instituto Federal pela oportunidade dada às nossas crianças para participarem da BRAGANTEC com a Bragantequinha. Uma ação que efetiva o desenvolvimento científico, tecnológico e pessoais dos nossos estudantes”, disse o Prefeito Prof. Amauri Sodré.