De terça a quinta-feira, caminhão do projeto Nossa Energia atenderá comunidade no pátio da Secretaria Municipal de Esportes de Bragança Paulista
A unidade móvel do Projeto Nossa Energia, da Energisa Sul-Sudeste, estaciona mais uma vez em Bragança Paulista para oferecer múltiplos atendimentos à comunidade. Até quinta-feira (6) o caminhão estará no pátio da Secretaria Municipal de Esportes, no bairro São Lourenço, com serviços de negociação de débitos, troca de lâmpadas para famílias de baixa renda, inscrição no programa da tarifa social, que dá desconto de até 65% na conta de luz, além de orientações sobre outros serviços.
De acordo com o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, o atendimento na unidade móvel é mais uma iniciativa de aproximação da concessionária com a comunidade, que pode tirar dúvidas e aproveitar os serviços disponíveis no local. O horário de atendimento da unidade móvel será de terça (4) a quinta-feira (6), das 9h às 17h.
“Qualquer pessoa que estiver com contas em atraso pode nos procurar para regularizar a situação. Estamos oferecendo opções especiais e de parcelamentos a fim de facilitar para quem precisa colocar as contas em dia”, afirma, acrescentando que a oportunidade de negociação se estende todos os clientes, inclusive residenciais, comerciais, rurais e baixa renda.
Dalessandro acrescenta que a negociação visa ajudar os clientes em dificuldade para que, diante da inadimplência, não se arrisquem fazendo a “autorreligação”, ou ligações clandestinas, colocando em risco a própria segurança, da comunidade vizinha e do sistema elétrico.
“Nós entendemos o cenário de dificuldades, mas ligações clandestinas e outras interferências na rede de energia configuram crime previsto no Código Penal, além de ser um grande risco. Por isso, pela segurança de todos, a empresa precisa intervir nessas situações, mas se mantém à disposição do cliente para auxiliá-lo na regularização de seus débitos”, reforça.
Para a negociação, assim como para os demais atendimentos na unidade móvel da Energisa, é importante que o cliente leve documentos pessoais (RG e CPF) e uma conta de energia recente.
Tarifa Social
Além da negociação, inscritos no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) podem trocar gratuitamente até quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de tecnologia LED. Essa iniciativa faz parte do projeto Nossa Energia, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para receber as lâmpadas, é preciso apresentar os documentos citados e também o Número de Identificação Social (NIS).
“O projeto Nossa Energia tem auxiliado milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais do que entregar lâmpadas novas, a proposta é estimular as comunidades onde a Energisa está inserida a adotar hábitos de consumo consciente que ajudam a economizar energia no dia a dia”, complementa Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa.
As lâmpadas de LED proporcionam uma economia de 80% em relação às fluorescentes. Também duram até 25 vezes mais que as incandescentes e três vezes mais que as lâmpadas fluorescentes. Não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e ainda podem ser recicladas.
Desconto na conta de luz
Ainda no atendimento da unidade móvel, clientes de baixa renda que não estão inscritos na tarifa social, mas que se enquadram nos requisitos do programa, podem se cadastrar, podendo receber mensalmente até 65% de desconto na conta de energia.
Podem receber famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento (nesse caso, com renda mensal de até três salários-mínimos); e famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O programa define o percentual de desconto conforme o consumo mensal do imóvel: 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês; 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês; e 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês. Para consumo superior a 220 kWh, não há desconto.
Serviço:
Atendimento da unidade móvel Projeto Nossa Energia
Data: Terça (4) a quinta-feira (6), das 9h às 17h
Local: Secretaria Municipal de Esportes de Bragança Paulista
Endereço: Avenida dos Imigrantes, 3237 – São Lourenço
texto: Assessoria Energisa