Em nota, o Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Campinas (GVE-Campinas), divulgou orientações referentes à vacina meningocócica C. Neste momento, a imunização está liberada apenas para trabalhadores da saúde das UPA’S, SAMU e hospitais. Para as crianças e adolescentes, segue a imunização de rotina, conforme calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) nas 29 unidades de saúde do município. O imunizante é indicado em duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C.
O objetivo é aumentar a proteção contra a doença. Neste ano, Bragança registrou 17 casos de meningite, em que 3 evoluíram para óbito, sendo todos maiores de 18 anos.
A Secretaria de Saúde reforça que segue as orientações do Estado de São Paulo para a imunização, e as vacinas são enviadas pela GVE-Campinas, que somente as destinou para os trabalhadores da saúde. Já a cidade de Extrema segue as recomendações do Governo do Estado de Minas Gerais. Por enquanto, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a GVE-Campinas atualizar as informações a respeito da imunização.