QUARENTENA
A quarentena parou o planeta. O vírus Covid-19, ameaça o amanhã, aterroriza o presente e nos faz sentir saudade da rotina do passado recente.
Não tem outro jeito, além da quarentena, de nos proteger da morte iminente se for desafiada.
O índice de isolamento no estado até ontem era de 48 %. O governador Dória que anunciou flexibilização da quarentena para a partir do dia 10 de maio, também avisou que se o índice for inferior a 50% o isolamento será prorrogado.
Ficou claro que a abertura, a flexibilização só depende da população. Fique em casa até o dia 10. Depois essa incerteza do amanhã será minimizada e, quem sabe finalizada. Suportar mais 15 dias será um ato de inteligência. Então, seja inteligente.
COMEÇOU
O TSE confirmou o calendário eleitoral deste ano. Isso quer dizer que até agora as eleições municipais estão garantidas. Diante disso os pré-candidatos a vereador em Bragança estão usando as redes sociais em busca de apoio, o que sinaliza que o processo eleitoral em Bragança está em curso. Não se tem notícia confiável sobre pré- candidaturas a prefeito e vice. Porém existe movimentação silenciosa de pequenos grupos em busca de alianças objetivando encontrar nomes competitivos para enfrentar o DEM, que é o mais forte e organizado da cidade e região. Até informação oficial do partido, o prefeito Jesus Chedid e o vice Amauri, ambos do DEM, devem buscar mais um mandato.
OBRAS
Mesmo meio a pandemia, a Prefeitura não paralisou obras importantes iniciadas antes do advento do Covid-19. Iniciou outras também, principalmente no contexto de mobilidade incluindo pavimentação e manutenção de ruas e avenidas do centro e periferia. Isso mostra a tenacidade da administração municipal e a eficiência e dedicação dos valorosos servidores municipais, notadamente os mais de 2 mil que estão lotados nas secretarias de Serviços, mobilidade e de Obras. Parabéns!
SAÚDE
A população precisa se adaptar ao uso de máscara para prevenir contra a pandemia. Usar máscara até é um pouco incomodo nos primeiros dias, depois ela se adapta a rotina e salva vidas.
Tenho acompanhado, mesmo estando em isolamento a mais de 40 dias, o extraordinário trabalho da secretaria de Saúde no combate e prevenção da pandemia. A secretaria Marina Oliveira, conduz os abnegados servidores da Saúde com a firmeza e competência que a situação requer, seguindo sempre a forte orientação do prefeito Jesus, do vice Amauri e da ciência. Paralelamente, o deputado Edmir Chedid, tem se desdobrado, como sempre, em busca de recursos materiais e financeiros junto ao governo do estado para suprir necessidades da população e das entidades medicas da região bragantina, circuito das aguas e outras regiões do estado. Diariamente no seu twitter, há uma notícia sobre destinação de verbas e outras melhorias para os municípios. Um trabalho parlamentar exemplar.
BRASÍLIA
O presidente Jair Bolsonaro não resistiu à pressão política e exonerou, sem nenhuma justificativa, o Diretor Geral da Polícia Federal, Mauricio Valeixo que havia sido indicado pelo Ministro da Justiça, Sergio Moro. O ato segundo Moro, sinalizou que Bolsonaro não o quer mais no cargo; e a publicação da exoneração do diretor o surpreendeu o que entendeu como quebra da carta branca que havia lhe sido prometida ao assumir o cargo de Ministro. Ontem em entrevista coletiva, Moro disse preocupado com a interferência política na Polícia Federal que pode levar a instituição a condutas perigosas. Ainda ontem por volta das 17h o presidente Bolsonaro reunido com todos os Ministros desmentiu o pronunciamento do ex-ministro Moro.
2022
Se o viés político despertar em Sergio Moro e decida ser candidato a presidência da República em 2022, poderá ser eleito.
REFLEXÃO: SALMOS 77:1-20
1- Eu grito bem alto para Deus; grito, e ele me ouve.
2- Nas horas de aflição eu oro ao Senhor; durante a noite, levanto as mãos em oração, porém não encontro consolo.
3- Penso em Deus e começo a gemer; começo a pensar e fico desanimado.
4- Deus não me deixa dormir. Estou tão preocupado, que não posso falar.
5- Penso nos dias que já passaram e nos anos que se foram há muito tempo.
6- Gasto as noites em pensamentos profundos, começo a meditar e a mim mesmo faço estas perguntas:
7- “Será que o Senhor vai nos rejeitar para sempre? Será que ele nunca mais vai ficar contente conosco?
8- Será que deixou de nos amar? Será que a sua promessa não tem mais valor?
9- Será que Deus esqueceu de ser bondoso? Será que a ira tomou o lugar da sua compaixão?”
10- Então eu disse assim: “O pior de tudo é que o Deus Altíssimo não quer nos ajudar mais como antes.”
11- Ó SENHOR Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado.
12- Pensarei em tudo o que tens feito, meditarei em todos os teus atos poderosos.
13- Ó Deus, tudo o que fazes é santo. Não há deus que seja tão grande como o nosso Deus.
14- Tu és o Deus que faz milagres; tu tens mostrado o teu poder entre as nações.
15- Pela tua força, salvaste o teu povo, os descendentes de Jacó e de José.
16- Ó Deus, quando as águas te viram, ficaram com medo, as águas profundas do mar tremeram.
17- As nuvens derramaram chuva, houve trovoada nas alturas e os relâmpagos riscaram o céu em todas as direções.
18- O estrondo dos teus trovões se espalhou por toda parte; os relâmpagos iluminaram o mundo inteiro, e a terra foi sacudida e tremeu.
19- Tu andaste pelo meio do mar, abriste caminho no oceano profundo, mas ninguém viu as marcas dos teus pés.
20- Como um pastor, dirigiste o teu povo pelas mãos de Moisés e de Arão.