O seu melhor professor é o seu maior erro. (Sem autor)
BELIGERÂNCIA (I)
Se havia alguma dúvida quanto ao embate entre Bolsonaro e a turma do Supremo Tribunal Federal, agora não há mais. É puro estado de beligerância. E até às eleições novos episódios vão ocorrer. Ao conceder indulto ao deputado Daniel Silveira, fiel escudeiro do presidente, logo após a condenação imposta pelo STF, Bolsonaro deu um nó na cabeça de todo mundo. As ‘viúvas do poder’, representada pelos partidos de esquerda, estão fazendo uso, agora, do ‘jus esperniandi’, que traduzido do latim é algo como direito de espernear. Nem Supremo, nem Congresso, nem partidos esperavam por essa tacada do presidente. Só não fez os estragos que as bombas estão fazendo na Ucrânia, mas o barulho é similar.
BELIGERÂNCIA (II)
Na live semanal, que fez logo após a decisão do indulto, Bolsonaro disse que o assunto está pacificado; “É um direito do presidente da República conceder a graça e que toda a fundamentação dessa graça está julgada em jurisprudência do próprio senhor ministro Alexandre de Moraes. Portanto, repito: o decreto é constitucional e será cumprido”, enfatizou o presidente.
BELIGERÂNCIA (III)
Os meios políticos, depois dessa ação presidencial, certamente imaginam até onde podem chegar os poderes Executivo e Judiciário. Imagina-se que agora é guerra total, com consequências, pelo menos por enquanto, inimagináveis.
RECORDE
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o número de adolescentes que tirou o título de eleitor nos últimos meses, é recorde, se confrontado com as duas últimas eleições gerais no País. De janeiro a março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente. Só que a questão não se resume só na posse do documento. O mais importante é saber se os jovens vão comparecer às urnas, o que não se viu em 2014 e 2018. A maioria tira o título porque depende dele para, num único exemplo, participar de concursos públicos.
PRAZO
Quem está em situação irregular com a Justiça Eleitoral, tem até 4 de maio próximo para deixar tudo em ordem, ou seja, regularizar ausências em pleitos anteriores, mudança de domicílio eleitoral, pagamento de multas e aqueles que vão ter o documento pela primeira vez.
SÃO PAULO
DISPUTA
Se a escolha do futuro presidente da República está praticamente polarizada entre Bolsonaro e Lula, na disputa pelo Governo do Estado a coisa está bastante indefinida. Praticamente quatro nomes reúnem condições de conquistar o Palácio dos Bandeirantes: Rodrigo Garcia, Márcio França, Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Com o ingresso de Sérgio Moro no União, crescem as chances de Garcia. Moro deve ser o candidato do partido ao Senado da República. França não tem apoio de nenhum cacique, Haddad vai se valer de Lula e Tarcísio é o candidato do presidente Jair Bolsonaro.
RENÚNCIA
O deputado estadual Artur do Val fez a opção pela renúncia do mandato. A Assembleia Legislativa sinalizou que vai cassar seu mandato, pelas absurdas afirmações feitas sobre as mulheres ucranianas. O bordão ‘Mamãe Falei’, criado por ele, agora inicia um período do mais absoluto silêncio.
PLANTIO DE ÁRVORES
Ainda em relação à Assembleia Legislativa, 20 mil mudas de árvores serão plantadas em parques estaduais até o final de 2022. A iniciativa, parte do programa de sustentabilidade Alesp Preserva, compensará o carbono emitido pelo Legislativo nos últimos três anos. O dióxido de carbono ou CO2 é proveniente da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de queimadas e desmatamentos. É o principal gás do efeito estufa e o que mais contribui para as mudanças climáticas.
TRANSPORTE AÉREO
As reclamações no Portal Consumidor.gov.br sobre transporte aéreo, durante o primeiro trimestre deste ano, quase dobraram em comparação com o mesmo período de 2021. Entre janeiro e março deste 2022, foram 43.605 reclamações, enquanto no ano passado somaram 22.458, um crescimento de 94%. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os maiores problemas foram atrasos e dificuldades de reembolso, com 35.590 registros este ano.
NOVOS SECRETÁRIOS
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou quatro novos secretários de Estado. As nomeações têm efeito imediato. Com a reorganização no primeiro escalão estadual, a nova secretária de Desenvolvimento Social é Laura Muller Machado, enquanto Marcos Penido assume a secretaria de Governo e será substituído por Fernando Chucre na pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de Thiago Martim Milhim como secretário de Esportes. No início da semana, o economista Felipe Salto já havia sido anunciado como secretário de Fazenda e Planejamento.
SALMO 101 1:8
1 Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.
2 Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniqüidade.