Além da prisão do traficante, ação, que fiscaliza adegas e tabacarias, contou 32 agentes das forças de segurança e teve um estabelecimento fechado
“Operação Saturação” deflagrada na noite de sábado (19) e a madrugada deste domingo (20), pelo Gabinete de Gestão Integrada – GGI, terminou com um estabelecimento fechado no bairro do Matadouro e com um traficante preso no Jardim Águas Claras. Com ele foram apreendidas 73 porções de drogas entre cocaína, crack e maconha. O traficante, ainda resistiu à prisão, mordendo um dos GCMs.
A prisão aconteceu no início da madrugada de domingo (20), quando Guardas Civis Municipais do GOC – Grupamento de Operações com Cães – Canil, participavam da ação no Jd. Águas Claras, quando avistaram dois indivíduos sentados próximo ao conjunto habitacional Nicola Cortez 3. A dupla, ao notar a presença das equipes especializadas da GCM, se levantou e passaram a caminhar apressados, momento em que os guardas desembarcaram da viatura para fazer a abordagem, porém, os indivíduos começaram a correr, estando um deles com uma sacola plástica na mão. Eles entraram no condomínio, tomando direções opostas. Diante disso, os guardas, com apoio das equipes ROM – Ronda Ostensiva de Motocicletas e GAM – Grupamento de Apoio Montado – Cavalaria, e do Subcomandante da GCM, se empenharam na perseguição ao indivíduo que estava com a sacola e o alcançaram no último andar do prédio, momento em que ele lançou a sacola pela janela.
Os guardas identificaram o indivíduo como um rapaz de 19 anos e em seguida desceram e recolheram a sacola por ele dispensada, encontrando em seu interior 52 papelotes de cocaína, 7 porções pequenas e 1 porção maior de maconha, 13 pedras de crack e a quantia de R$ 1.478,00 em dinheiro.
Questionado, o rapaz confessou que estava traficando e que aquele era seu primeiro dia de atividade. Ao receber voz de prisão, o acusado resistiu, mordendo o braço de um dos guardas, sendo necessário apoio e outros guardas para contê-lo. O traficante “valentão” foi conduzido ao Plantão Central da Polícia Civil, autuado em flagrante por tráfico de drogas e resistência e apresentado em audiência de custódia.
A ação – O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) deflagrou a terceira ação da “Operação Saturação”, com a participação de 32 agentes das forças de segurança do município. No bairro do Green Park, com objetivo de inibir o baile funk que ocorre nas ruas e inferniza os moradores do local, os agentes de segurança e fiscais encontraram todos os bares e adegas estavam fechados. As equipes ainda fecharam uma adega na rua Dr. Freitas, no Matadouro por falta de documentação.
No Jardim Águas Claras, foi realizada fiscalização numa tabacaria que apresentou a documentação. O proprietário do local foi orientado por fiscais do Meio Ambiente sobre a acústica do local.
A ação envolveu a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscais da Divisão de Projetos e Postura (DIPP), Vigilância Sanitária (VISA) e do Meio Ambiente, além de representantes do Juizado de Menores e da Mobilidade Urbana.
“A perturbação do sossego e a poluição sonora são infrações graves que vêm ocorrendo em Adegas e Tabacarias. Além disso, festividades e eventos sem autorização de cunho clandestino que chegam a obstruir vias públicas têm tirado a paz e a tranquilidade da população. Um dos fatores mais agravantes e que têm chamado a atenção é a presença cada vez mais frequente de menores de idade presentes nestes locais. Realizamos três dias da Operação Saturação e tivemos grande êxito. Mais ações nesse sentido serão realizadas”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.
A iniciativa faz parte das ações que estão sendo realizadas em todo município, com o intuito de coibir infrações como perturbação do sossego, poluição sonora, aglomeração e obstrução de via pública, dentre outros.