Na quinta-feira (12), o Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas no Estado de São Paulo informou a Prefeitura Municipal que Justiça do Trabalho de Bragança Paulista determinou, em decisão liminar, a baixa imediata nas Carteiras de Trabalho dos colaboradores das empresas Promove e ICVV, com reconhecimento formal da dispensa sem justa causa em 29 de janeiro de 2026. A medida, foi obtida pelo Sindicato que informou que assim que obtiver a definição operacional sobre a regularização profissional, comunicará oficialmente o grupo de colaboradores informando sobre os próximos passos.
A medida garante a regularização da situação profissional dos trabalhadores e permite que participem de novos processos seletivos com segurança jurídica.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação informou que já estão em andamento as contratações pelas novas entidades responsáveis pelos serviços educacionais no município. O destaque fica por conta do volume de vagas abertas em diferentes áreas da rede.
Na Educação Especial, a Associação Educacional da Juventude (ASSEJ), contratada para execução do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apoio escolar inclusivo, iniciou processo seletivo para a contratação de 200 profissionais de apoio escolar (ADIs), 64 professores de Educação Especial, 10 professores de AEE e 4 professores de Libras. A seleção teve início em 4 de fevereiro.
Já na Educação Infantil (Creches), a Organização Social Associação Interação para Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social abriu vagas para 81 professores de Educação Infantil, 237 auxiliares de desenvolvimento infantil, 27 auxiliares de limpeza e 11 auxiliares administrativos. O processo seletivo começou em 5 de fevereiro, com entrevistas e exames.
Para o programa de Recuperação Paralela, o Instituto Social Luz do Saber conduz seleção para 57 professores e 100 auxiliares de desenvolvimento infantil. As entrevistas ocorrem entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no Polo UAB.
Outro processo em fase final é o de contratação da empresa que irá gerir oficineiros e monitores nas escolas de tempo integral. A vencedora será responsável por um mutirão de contratações nos próximos dias.
Segundo a prefeitura das 790 vagas ainda restam 378 vagas a serem preenchidas que estão dispostas da seguinte forma: ASSEJ com um total de 278 vagas, 275 já estão contratados, deste 100 são ex-colaboradores. Na Luz do Saber são 157 vagas, 33 já foram contratados, incluindo 10 ex-colaboradores, restando 127 vagas a serem preenchidas e por fim a empresa Interação tem 355 vagas, sendo que 107 contratados, destes 87 ex-colaboradores e restam 248 vagas.
As contratações e etapas dos processos seletivos são de responsabilidade das entidades e empresas vencedoras dos chamamentos públicos e licitações.
