De olho na população que insiste em descumprir as normas de descarte de resíduos no munícipio, a equipe de fiscalização ambiental flagrou pelas câmeras de monitoramento da cidade, um carro descartando resíduos volumosos de forma ilegal nas proximidades do Posto de Monta – local que abriga um dos Ecopontos da cidade. O veículo, modelo Saveiro, de cor prata, foi flagrado e a partir das imagens registradas, foi possível identificar o responsável por meio da placa do veículo, que foi devidamente autuado pela Divisão de Fiscalização Ambiental (DIFA).

O descarte inadequado de lixo e entulho em ruas, calçadas, terrenos baldios e vias públicas causa sérios prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Além de contribuir para a proliferação de doenças, esse tipo de prática atrai insetos e animais peçonhentos e provoca o entupimento de bueiros, aumentando o risco de alagamentos e gerando transtornos para toda a comunidade. Ainda é ilegal e considerado crime ambiental conforme previsto na legislação federal, sendo passível de multa.
Para facilitar o descarte, o município conta com coleta regular de lixo domiciliar e dois Ecopontos para resíduos sólidos, entulhos, restos de construção e materiais sem serventia. Os Ecopontos estão localizados nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e no bairro Planejada II, na Rua Padre Lincoln Leme, nº 275, abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
As denúncias de descarte irregular podem ser feitas para a GCM, pelo número 193 ou registrada no aplicativo e-OUVE, do Sistema de Ouvidoria Municipal. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4034-6780.
