Já acabou o campeonato? Que torneio mais mixuruca, não tem nem segundo turno! (Garrincha, um dos maiores jogadores do futebol mundial)
MAIS UM
Para se livrar definitivamente do Z4, o Bragantino precisa ao menos do empate (mais um pontinho) diante do Vitória, em Bragança, na próxima quarta-feira (3). Mas o foco é conseguir vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Já a equipe baiana, joga hoje diante do Mirassol, partida que acontecerá em Salvador. Se não vencer, o Vitória virá a Bragança no desespero e aí vai ser um jogo difícil.
ALTOS E BAIXOS
Nas últimas cinco partidas o Bragantino teve altos e baixos. Venceu três jogos seguidos (Corinthians, São Paulo e Atlético Mineiro) e perdeu dois, também de forma consecutiva (Flamengo e Fortaleza). Na partida diante do time cearense, os comandados de Vagner Mancini conseguiram a proeza de não marcar pelo menos três vezes. Aí entra em campo aquele surrado ditado: “que não faz, toma!”
ANO QUE VEM
A Red Bull, lá da Áustria (leia-se Jürgen Klopp), precisa começar a pensar, desde já, no Bragantino do ano que vem. A diretoria atual é ruim na hora de contratar e reforçar o elenco. Faz tempo que os jogadores que chegam são incluídos na lista dos ‘meia-boca’. Ou se monta um time para grandes conquistas em 2026, e aí Klopp faz a diferença, ou novamente o clube vai brigar para se manter na elite nacional. Dinheiro não falta. Do atual elenco, apenas 11 jogadores deveriam seguir na próxima temporada.
EM LIMA
Os olhos, hoje, inclusive de europeus, estarão voltados para a cidade de Lima, capital do Peru. É a decisão da Copa Libertadores, que novamente reúne Palmeiras x Flamengo, que disputaram essa mesma final em 2021. Favorito? Nenhum! Jogo desse tamanho depende quase que exclusivamente da disposição dos jogadores. Técnicos ajudam, mas o estado de espírito e o condicionamento físico são fatores preponderantes na conquista do tetra. Isso mesmo, quem vencer conquista a Libertadores pela quarta vez. O jogo está previsto para às 18 horas, com transmissão pela Globo, ESPN e Disney+.
BRASILEIRÃO
O Bragantino folga na rodada, mas quatro outras partidas estão programadas para o final de semana: hoje jogam Vitória x Mirassol (16 horas) e Ceará x Cruzeiro (21 horas) e amanhã: Corinthians x Botafogo (16 horas) e Fortaleza x Atlético-MG (18h30). O Fortaleza, no domingo, entra em campo já sabendo o que fizeram Santos e Vitória, com quem briga para sair da zona de rebaixamento. Clubes considerados grandes, como Vasco, Internacional e Santos, correm sério risco de acabar na Série B, no ano que vem.
VERGONHA!
O clube que foi ‘exemplo a ser seguido’ nos anos 1970, 1980 e 1990, transformou-se em piada nacional. O São Paulo ser goleado pelo Fluminense por 6 x 0, é algo que deveria significar demissão em massa, não só de jogadores, mas principalmente da diretoria. Além de um Paulistão e uma Copa do Brasil, desde 2008 não ganhava nada. Mas pode se ‘orgulhar’ de ter o nome inscrito como um dos três com maior incidência quando o assunto é dívida. O volante Luís Gustavo, ao final da goleada, não economizou críticas, e as dividiu com todo mundo, inclusive presidente, diretor, etc. A indignação é de um jogador que sempre honrou as camisas que vestiu, mundo afora.
AOS MONTES
O destino de boa parte dos clubes brasileiros, no ano que vem, é se tornar SAF. Não há outro caminho, pois falta dinheiro suficiente e sobra maus gestores. Todo mundo devendo as calças. Hoje, exceção feita a Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Bahia, e até pode incluir nessa lista o Athletico Paranaense, não se sustenta com as administrações que estão paradas no tempo, muitas delas perdulárias, que permitiram, inclusive, ‘dirigentes meterem a mão no dinheiro’. Corinthians, Santos, São Paulo, Atlético Mineiro, Internacional e Vasco, clubes de tradição e de camisa pesada, só conseguem aumentar suas dívidas.
AMADOR D
O Campeonato Amador Série D, da Liga Bragantina de Futebol, tem dois jogos amanhã, às 9h e às 11 horas, no Estádio Olímpio Rodrigues (campo do Ferroviários), que vão apontar os dois finalistas da competição. Eles vão fazer a final no outro final de semana, porém ambos estão garantidos na Série C do ano que vem. Sem nenhum jogo do Bragantino agendado para a cidade, fica a dica aos esportistas que gostam de futebol ao vivo.