A Prefeitura de Bragança Paulista realizou, na quarta-feira (12), mais uma edição do Governo Social, encontro que tem como finalidade aproximar a Administração Municipal da população por meio do diálogo direto com diferentes setores. Destinada aos comerciantes da região central, a reunião tratou principalmente do PAC Mobilidade 2025, da requalificação da Avenida Antônio Pires Pimentel e da programação do Natal 2025.
O encontro aconteceu no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid e contou com a presença do prefeito Edmir Chedid, da vice-prefeita Gislene Bueno, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades comerciais e da imprensa. Técnicos da Administração também participaram, entre eles o engenheiro de trânsito Rogério Alves, responsável pela apresentação técnica do projeto.
Durante o evento, foram detalhadas as propostas do PAC Mobilidade, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O pacote de obras prevê a modernização dos terminais urbanos, instalação de novos abrigos de ônibus e a reorganização viária da Avenida Antônio Pires Pimentel. Segundo a prefeitura, as intervenções buscam melhorar a fluidez do trânsito, ampliar a segurança e facilitar o acesso ao comércio.
Também foram apresentados os planos para as Festividades de Natal 2025, que segundo informou o secretário municipal de Cultura e Turismo Cleber Centini Cassali, terá reforço na programação, entre elas a Vila Noel na Praça do Matadouro, que tem previsão de ser inaugurada em 1º de dezembro, o centro receberá decoração tradicional natalina e rotatória do São Francisco no Taboão abrigará mais uma vez a grande árvore de Natal. Além disso haverá ações integradas ao comércio local e o Mercado Municipal e uma programação diversificada, entre elas a 1ª Bienal Regional do Livro de Bragança Paulista, que terá o tema “Natal Fantástico”, e ocorrerá entre os dias 17 e 20 de dezembro no Lago do Taboão. Centini, ainda confirmou que toda decoração da cidade deverá estar pronta até 10 de dezembro.
Solicitações – Representantes do setor comercial aproveitaram o encontro para sugerir melhorias relacionadas à mobilidade urbana, estacionamento, segurança, limpeza e iluminação natalina. Houve solicitações para ampliação da programação cultural, reforço da sinalização, revisão da Zona Azul e ações de incentivo ao consumo no período natalino.
Os secretários municipais responderam às demandas e anunciaram medidas em andamento, como reforço da segurança preventiva, ampliação da limpeza urbana, instalação de novas lixeiras, ajustes na sinalização semafórica e implantação de tarifa zero no transporte público entre 15 de dezembro e 1º de janeiro, das 18h às 0h, para facilitar o acesso ao centro no período natalino, quando há expectativa no aumento das compras.
A Administração informou ainda que um plano de realocação dos trabalhadores da antiga rodoviária está sendo elaborado, em razão das obras previstas no PAC Mobilidade.
O Governo Social segue como um dos principais canais de participação popular da Prefeitura, permitindo o compartilhamento de informações, sugestões e decisões relacionadas ao planejamento urbano e ao desenvolvimento sustentável do município.
