A Defesa Civil do Estado alertou para a ocorrência de ventos fortes nesta segunda-feira (28), devido à passagem de um ciclone extratropical pelo território paulista. O fenômeno provocou instabilidades atmosféricas e ainda há previsão de rajadas de vento de forte intensidade que podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva, embora os volumes não devam ser expressivos.
Nas últimas horas, os registros de vento mais intensos foram em Itapeva (104 km/h), Iguape (93 km/h), Cerqueira Cesar (92,9 km/h) e litoral norte (85 km/h). Em Bragança Paulista, os ventos chegaram a 70,6 km/h, ainda não há informações sobre ocorrências relacionadas às rajadas de vento.
Uma frente fria que atua no Sul do país avança de forma lenta e gradual sobre o estado de São Paulo. As temperaturas mínimas estarão em declínio e a sensação térmica será de frio ameno. O tempo permanecerá estável ao longo do período.
As rajadas mais intensas devem atingir principalmente a faixa leste, incluindo as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, capital e região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista.
Diante deste cenário, há risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas.
Além disso, há previsão de ressaca marítima em todo o litoral paulista, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.
Já na terça-feira (29), a frente fria se afasta do estado, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará queda acentuada nas temperaturas. A mínima em Bragança Paulista deve chegar a 10°C e a máxima não passará de 18°C, não há previsão de chuva. Na quarta-feira (30), a temperatura fica ainda mais baixa, com a previsão da mínima em 6°C e a máxima de 17°C. Na quinta e na sexta, os termômetros na mínima seguem baixos com 8°C e as máximas variam entre 20°C e 25°C.
**Com informações da Agência São Paulo e Climatempo
