Devoção e fé devem marcar a celebração eucarística em comemoração aos 100 anos da criação da Diocese de Bragança, que terá extensa programação hoje e amanhã, no Posto de Monta, onde são esperadas 20 mil fiéis das sete regiões pastorais: Bragança, Atibaia, Caieiras, Itatiba, Socorro, Piracaia e Francisco Morato.
Segundo a organização do evento, vão ser 48 horas de atividades, em programação que contará com atrações locais e nacionais da música católica, bem como a celebração de missas e atividades para todos os públicos. A missa solene dos 100 anos aconteceu na quinta-feira (24), data oficial, celebrada pelo bispo Dom Sérgio Colombo, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom José Maria Pinheiro. Todo o clero e fiéis de toda a Diocese estiveram presentes nesta comemoração especial, além de autoridades municipais.
A celebração teve início com a leitura da bula de instituição da Diocese, escrita pelo Papa Pio XI em 24 de julho de 1925. A homilia foi realizada pelo bispo emérito, que destacou detalhes da criação da Diocese, bem como as virtudes da padroeira, a Virgem Maria, sob título de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary.
Ao final da Santa Missa, toda a assembleia se reuniu na fachada da Catedral, onde Dom Sérgio abençoou o sino e a cruz de granito que pertenceram à primeira igreja catedral, demolida por problemas estruturais. Localizado em um acervo de arte sacra na cidade de Uberaba, o sino, desaparecido por décadas, foi recuperado com auxílio da Prefeitura de Bragança Paulista. Ambos os objetos foram restaurados e agora ficarão expostos para visitação pública.
História – Foi num dia 24 de julho, em 1925, que o Papa Pio XI, pela bula Ad Sacram Petri Sedem, criou a diocese em Bragança, desmembrando-a da Arquidiocese de São Paulo e parte de Campinas. Em 1958, Bragança tornou-se diocese sufragânea da então Diocese campineira, que se tornou Província Eclesiástica de Campinas.
A Diocese bragantina concentra hoje dezoito municípios, com 64 paróquias e sete áreas pastorais, divididas em quatro foranias (agrupamentos de paróquias): Bragança, Atibaia, Itatiba e Mairiporã.
A forania local concentra três paróquias: Nossa Senhora do Desterro (1784), Bom Jesus da Pedra Fria (1979) e Nossa Senhora de Lourdes (2002), e ainda seis paróquias de Caieiras, cinco de Francisco Morato e três de Franco da Rocha.
A principal delas, Bragança Paulista, tem 12 paróquias, e além das locais, concentra ainda Pedra Bela (1), Pinhalzinho (1), Socorro (2), Vargem (1) e Tuiuti (1). A forania de Atibaia, contabiliza 8 paróquias, Bom Jesus dos Perdões (1), Joanópolis (1), Nazaré Paulista (1) e Piracaia (3). Outra forania é a de Itatiba, com sete paróquias, e Jarinu (3) e Morungaba (1).
Bispos – Ao longo desses 100 anos, contabiliza seis bispos e dois administradores apostólicos. O primeiro administrador, entre 1925 e 1927, foi Dom Duarte Leopoldo e Silva, que deixou o cargo após a nomeação do primeiro bispo, justamente o que mais permaneceu no cargo, por 42 anos, Dom José Maurício da Rocha, entre 1927 e 1969. Já adoentado em 1968, cedeu lugar a Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na condição de administrador apostólico (1968-1971), até a chegada do novo indicado, Dom José Lafayette Ferreira Álvares, que permaneceu no período 1971 a 1976. Dom Lafayette também se afastou com idade já avançada, assumindo Dom Antônio Pedro Misiara, entre 1976 e 1995, o segundo mais longevo.
Deu lugar a Dom Bruno Gamberini, de 1995 a 2004, em seguida Dom José Maria Pinheiro, que ficou apenas quatro anos, entre 2005 e 2009 e o atual bispo, Dom Sérgio Aparecido Colombo, à frente da Diocese desde 2009.
Legenda:
Santa Missa foi celebrada pelo bispo Dom Sérgio Colombo, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom José Maria Pinheiro aconteceu na Catedral na quinta-feira (24)
Clero e fieis lotaram a Catedral para prestigiar a Santa Missa
Crédito: Pascom Diocese de Bragança Paulista
