Na noite de 16 de julho, a Prefeitura de Bragança Paulista lançou o maior projeto de enfrentamento às mudanças climáticas já realizado no município: “De Olho na Chuva: o tempo muda, Bragança age antes”. Durante evento no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, as principais autoridades do Executivo e Legislativo, além de empresários, imprensa e moradores, acompanharam a apresentação das ações que visam prevenir danos causados por eventos climáticos extremos.
O projeto é conduzido por um Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado oficialmente pelo Decreto nº 4.753/2025, envolvendo diversas secretarias municipais. Entre as iniciativas imediatas estão a limpeza contínua de piscinões, ribeirões e córregos, o alargamento de pontes e a eliminação de pontos que dificultam o fluxo das águas. Além disso, haverá o desassoreamento dos lagos Taboão e Moinho e a adequação do nível de água em 18 lagos, inclusive em condomínios importantes do município, com o objetivo de ampliar a capacidade de retenção e evitar enchentes. Técnicos da prefeitura estimam que, após as intervenções, será possível reter cerca de 262 milhões de litros de água, equivalente a 525 mil caixas d’água residenciais.
O programa também prevê políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças do clima, como sistemas de captação e gestão das águas da chuva, drenagem sustentável, pavimentação permeável, implantação de jardins de chuva, proteção das áreas verdes e incentivo ao transporte sustentável e à eficiência energética.
Durante a cerimônia, o vereador Jota Malon ressaltou que obras como o Piscinão Califórnia, na Avenida Alberto Diniz, já vêm prevenindo alagamentos e elogiou a coragem do prefeito Edmir Chedid em investir em projetos preventivos de longo prazo, mesmo quando não são visíveis à população. A vice-prefeita Gislene Bueno também destacou que a nova estratégia coloca Bragança Paulista em destaque no cenário estadual e pode servir de exemplo para outros municípios.
O projeto incentiva a população a colaborar com pequenas atitudes, como o descarte correto do lixo, a atenção ao horário da coleta e a manutenção de calhas e telhados, além da preservação de áreas verdes. Um projeto de lei em elaboração vai permitir que quem denunciar infrações ambientais receba incentivos, enquanto quem descumprir as normas ambientais será multado.
O prefeito Edmir Chedid afirmou que o novo plano representa um momento histórico para Bragança Paulista, destacando que a cidade adotou estratégias inteligentes, de baixo custo e rápidas para se antecipar aos problemas e proteger vidas. Ele reforçou que as mudanças climáticas tornaram as chuvas mais intensas e imprevisíveis, exigindo ações urgentes. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano, o programa foi estruturado para preparar a cidade tanto para situações imediatas, como chuvas fortes e queimadas, quanto para adaptação permanente ao aquecimento global, sempre com base em dados técnicos e responsabilidade ambiental.
Em caso de emergência, a população pode buscar atendimento pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além de receber alertas por SMS enviando o CEP para o número 40199.
