Iniciativa busca reduzir superlotação e otimizar fluxos no serviço de urgência do hospital, referência SUS em média e alta complexidade para a Região Bragantina
O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), referência em procedimentos de média e alta complexidade para os 11 municípios da Região Bragantina, recebeu, nesta semana, a visita de especialistas do Hospital Sírio-Libanês. A parceria visa à implementação do Lean nas emergências, um projeto que busca tornar os fluxos hospitalares mais eficientes, garantindo agilidade e qualidade no atendimento.
A iniciativa tem como principais metas a redução da superlotação nos serviços de urgência, o menor tempo de permanência dos pacientes desde a admissão até a alta, e a otimização do encaminhamento para leitos de internação. Para isso, serão utilizados indicadores como o NEDOCS (National Emergency Department Overcrowding Score) e métricas específicas que monitoram o tempo de atendimento e internação ao longo do projeto.
A colaboração com o Hospital Sírio-Libanês reforça o compromisso do HUSF em implementar soluções inovadoras para os desafios da saúde pública, promovendo melhorias contínuas no cuidado oferecido à população. A metodologia Lean, amplamente utilizada em instituições de ponta, elimina desperdícios e melhora a gestão de recursos, contribuindo para um atendimento mais eficaz e humanizado.
Com essa ação, o HUSF reafirma seu protagonismo como hospital de excelência na Região Bragantina, sempre focado em garantir assistência integral com o acolhimento franciscano aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).