Bragantino e Bahia fizeram uma partida bastante movimentada neste domingo (1) no Nabizão, pelo Campeonato Brasileiro. Com uma formação estranha, que contou com dois volantes como laterais, o Massa Bruta sofreu nos cinco minutos iniciais, diante de um Bahia agressivo, principalmente porque a defensiva do time da casa não se mostrava confortável e não havia encontrado uma forma de jogar sem correr riscos. Logo aos 18 segundos Everaldo quase abre o placar, mas parou em grande defesa de Cleiton.
O Bragantino respondeu aos 9’, com Helinho, que em conclusão à meta do tricolor acertou o travessão. A partir daí a partida ficou em ritmo mais cadenciado e Everaldo aos 40’ para o Bahia, e Sasha aos 44’ para o Braga, quase marcaram.
Segundo tempo – Na volta do intervalo, Sasha quase vai às redes, logo aos 3 minutos, e o Bahia responde aos 5’, com Everaldo, de cabeça. Com equilíbrio nas ações, foi o Bragantino quem abriu o placar aos 18’, em lindo cruzamento de Vitinho que encontrou Douglas Mendes na pequena área, cabeceando forte, sem chances para Marcos Felipe. Novamente Sasha quase marca aos 23’.
O gol de empate veio aos 27’, novamente em falha coletiva da defesa bragantina, mas em especial de Andrés Hurtado, que assistiu Luciano Juba dominar uma sobra de bola, olhar para Cleiton e bater com sucesso.
Logo em seguida, aos 29’, Ratão concluiu a gol e Cleiton, em defesa espetacular, evitou o segundo gol do time baiano. Aos 33’ Lucas Evangelista acertou o travessão e já nos acréscimos, aos 49’, Gustavinho pegou um rebote da defesa e acertou um lindo chute para dar a vitória ao Massa Bruta.
De modo geral, um jogo bem disputado, porém destaque para o excessivo número de passes errados. Dos 31 chutes a gol, na soma dos dois times, apenas 12 tiveram o endereço do gol.
ATUAÇÕES
Cleiton: Fez pelo menos duas grandes defesas que evitaram gols certos. Nota 7,0.
Jadsom Silva: Teve dificuldades como lateral direito e no segundo tempo foi para o meio. Apenas regular. Nota 5,5.
Douglas Mendes: Se defensivamente comete muitos erros, ofensivamente tem sido o artilheiro do time. Nota 6,5.
Lucas Cunha: Errou menos desta vez, colaborando nas coberturas pelo lado direito do ataque adversário. Nota 6,0.
Raul: Atuou como lateral improvisado, marcou o principal criador de jogadas do Bahia e foi o melhor do time em campo. Nota 7,5.
Lucas Evangelista: Está devendo faz tempo e acertou a trave em conclusão que parecia ir às redes. Nota 5,5.
Lincoln: Jornada apagadíssima. Acabou substituído. Nota 4,5.
Gustavinho: Até marcar o gol, vinha produzindo pouco e errando passes. Mas garantiu a vitória. Nota 6,5.
John John: Abusou do direito de errar passes, um deles quase resultou em gol do Bahia. Fraco. Nota 4,5.
Andres Hurtado: Estava dormindo na jogada do gol do Bahia. Não disse a que veio. Nota 4,5.
Helinho: Começou bem a partida, acertou a trave logo no início, porém voltou a se lesionar. Nota 5,5.
Henry Mosquera: Fora de sintonia com o restante do time, limitou-se a tentar os dribles, e falhou. Nota 4,5.
Eduardo Sasha: Com um meio-campo que não encosta no atacante, sente dificuldade de concluir a gol. Mesmo assim, buscou alternativas e foi quem mais concluiu à meta adversária. Boa partida. Nota 6,5.
Guilherme Lopes: Vinha jogando como titular, mas desta vez entrou só no segundo tempo. Nota 5,0.
Vitinho Kiev: Fez um bom primeiro tempo e deu linda assistência para o gol de Douglas. Nota 7,0.
Vinicinho: Entrou na etapa final e pouco produziu. Sem nota.
Pedro Caixinha: Adotou um esquema ‘suicida’ com dois volantes pelas laterais e nos primeiros 10 minutos correu sérios riscos. Mexeu mal ao tirar Sasha e Vitinho Kiev e, após o apito final do árbitro, demonstrou muita ‘competência’ em partir para o confronto com a torcida. Lamentável e mostra inequívoca de seu desespero com a campanha do time. Nota 4,5.
BRAGANTINO 2 x 1 BAHIA
Campeonato Brasileiro Série A – 25ª rodada
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Data: 1 de setembro de 2024 (domingo, 18h30)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES) – Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Douglas Pagung (ES) – Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
Público: 3.921 pagantes – Renda: R$ 134.690,00
Cartões amarelos: Lincoln e John John (Bragantino) e Kanu, Luciano Juba e Thaciano (Bahia)
Gols: Douglas Mendes aos 63’ e Gustavinho aos 94’ (Bragantino) e Luciano Juba aos 71’ (Bahia)
BRAGANTINO: Cleiton; Jadsom Silva, Douglas Mendes e Lucas Cunha; Raul, Lucas Evangelista, Lincoln (Gustavinho) e John John (Andres Hurtado); Helinho (Henry Mosquera), Eduardo Sasha (Guilherme Lopes) e Vitinho Kiev (Vinicinho). Técnico: Pedro Caixinha.
BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Ewerton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Rafael Ratão); Thaciano (Ademir) (Iago) e Everaldo (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.