Candidatura de Edmir Chedid surpreendeu a todos
O anúncio da candidatura do deputado estadual Edmir Chedid a prefeito, feito pelo prefeito Amauri Sodré, na noite de segunda feira (5), na convenção do União Brasil e mais 8 partidos coligados (PL, PP, PRD, MDB, Cidadania, PDT, PMB e Republicanos), surpreendeu a todos. O mistério sobre quem seria o candidato pairava desde janeiro.
O candidato natural do União Brasil era o prefeito Amauri Sodré. No entanto, sempre admitiu que abriria mão da prerrogativa caso o deputado Edmir Chedid pretendesse ser o candidato. Durante sua fala na convenção, Edmir afirmou que a decisão não foi fácil e só foi tomada com apoio da família e dos presidentes dos partidos aliados, praticamente na última hora. Enalteceu a parceria e trabalho de Amauri, quando se referiu ao financeiro da Prefeitura, que já tem reservado salários e encargos do funcionalismo até dezembro de 2024, o grande número de obras realizadas a serem entregues até dezembro, em cumprimento ao plano de governo iniciado pelo saudoso prefeito Jesus Chedid.
Ao mesmo tempo foi anunciado o nome da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno – Gi Borboleta – como candidata a vice. O nome de Gi já era quase unanimidade no grupo antes das pesquisas. Vários nomes foram colocados, mas prevaleceu a lealdade ao grupo desde o início de sua carreira política, prestígio eleitoral verificado nas pesquisas e a experiência da candidata com vários mandatos de vereadora.
Usaram da palavra todos presidentes de partidos que anunciaram os 176 candidatos e candidatas a vereador, o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid, prefeito Amauri Sodré e Marquinho Chedid, que exaltou a unidade da família e aliados para manter os legados de Jesus e Nabi e a hegemonia política em Bragança e região. Destaque dado também a presença da esposa de Edmir, Tereza Ganziera Abi Chedid, que sempre foi e é seu esteio nas jornadas da vida e da política.
A fala do prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid, foi mais uma aula de comportamento aos candidatos a vereador durante a campanha. Pregou a lealdade e o respeito que os candidatos precisam ter com a cabeceira de chapa para assegurar que o voto não seja dividido injustamente pelo egoísmo e traição, desprezando o chamado voto camarão. Elmir, que foi chefe de gabinete do prefeito Jesus, lembrou também passagens e situações difíceis enfrentadas e vencidas por Jesus a partir do seu primeiro mandato iniciado em 1993.
Na próxima quinta-feira (15), vence o prazo para registro de candidaturas e na sexta-feira (16), a campanha pode estar nas ruas com a propaganda, segundo o calendário da Justiça.
Candidatos – Mais quatro candidatos irão concorrer a prefeitura de Bragança, dois deles já ocuparam o cargo. José de Lima é o candidato a prefeito pelo PSD, e tentará seu quarto mandato. Jango do Podemos foi o penúltimo a anunciar sua candidatura e tentará seu terceiro mandato. Já João Carlos Carvalho também entra na disputa pelo Solidariedade e Tania Clemente pelo PSOL