Bragança volta a destacar-se no cenário nacional, agora com a sua inclusão no ranking das melhores cidades para morar com mais de 100 mil habitantes, ocupando a 8ª colocação. É a única da região a figurar na lista criada pelo jornal paranaense Gazeta do Povo.
Com base em diferentes índices, as cidades receberam nota geral de 0 a 10. Bragança Paulista está com a nota 7,26 (apenas 169 cidades obtiveram nota superior a 7). A média dos municípios brasileiros ficou em 5,66 pontos.
De acordo com a administração municipal, ser a 8ª melhor cidade com mais de 100 mil habitantes e a 36ª melhor cidade do Brasil reflete o compromisso assumido em 2017 com a população bragantina. Desde o início da gestão, foram realizadas inúmeras melhorias que colaboraram com os índices positivos.
Nos primeiros anos de mandato, Bragança Paulista tornou-se um verdadeiro canteiro de obras. De 2017 até agora, mais de mil ruas foram recapeadas e pavimentadas, os prédios da educação e saúde passaram por reforma, os espaços esportivos foram revitalizados, houve a recuperação do patrimônio histórico e cultural. A segurança e o meio ambiente destacam-se positivamente com prêmios e rankings. Houve ainda o impulsionamento do empreendedorismo e da indústria, resultando em mais geração de renda.
O veículo de comunicação paranaense compilou uma ampla base de dados, levando em consideração levantamentos oficiais para identificar a melhor cidade para morar no Brasil. A matéria é de autoria de Gabriel de Arruda Castro, jornalista e mestre em Política e Administração Pública.
As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. A lista de indicadores levadas em conta no ranking foram: – Educação (IDEB Ensino Fundamental – anos finais; IDEB Ensino Médio (2021); índice de analfabetismo e vagas de ensino superior); – Taxa de homicídios; – Saúde (número de leitos hospitalares, mortes evitáveis e número de médicos); – Economia (PIB – Produto Interno Bruto e população empregada; – Infraestrutura (vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana, domicílios ligados à rede de esgoto, abastecimento de água, aglomerados subnormais e domicílios com coleta de lixo 2022); – Expectativa de vida; – Mortes no trânsito; – Suicídios; – Cultura (salas de cinema e bibliotecas públicas); e Famílias em situação de rua.
Esses foram considerados os principais critérios para uma vida de qualidade e Bragança Paulista tem índices de excelência em praticamente todos eles.
Na Educação, neste ano, Bragança Paulista conquistou o 7º lugar entre os 600 municípios mais bem avaliados na categoria percentual de crescimento na fluência leitora de São Paulo. Também ampliou o ensino integral e superou as metas do Plano Nacional de Educação. Em 2016, apenas uma escola de ensino fundamental e três creches ofereciam atendimento integral a cerca de 350 alunos. Hoje, 16 escolas de educação básica e 12 creches atendem aproximadamente 6.980 alunos, representando cerca de 43% do total de matriculados na rede municipal.
Esse crescimento permitiu superar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que recomenda que pelo menos 25% dos alunos do ensino básico estejam matriculados em escolas de tempo integral. Em 2022, a Rede Municipal de Ensino alcançou a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município ficou acima da nota proposta para 2021, que era 5,9.
Em relação a taxa de homicídios, foi classificada como a 7ª cidade do Brasil entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência divulgado no último dia 18. A taxa de homicídios em Bragança Paulista é de 4,5 por 100 mil habitantes.
A Saúde é outra área onde foram investidos milhões em reformas e ampliações de unidades de atendimento, ampliou a oferta de consultas médicas e odontológicas, entregou quase mil e quinhentas órteses, próteses e aparelhos auditivos, realizou ações de combate à dengue, promoveu campanhas mensais com diversos temas e, na pandemia da Covid-19, foi exemplo de comprometimento, profissionalismo e humanidade.
Entre os 645 municípios do Estado, Bragança Paulista foi a 38ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses. O ranking das campeãs de vagas foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Na região, Bragança Paulista é a cidade mais bem colocada no ranking. Em 12 meses (entre abril de 2023 e abril de 2024), foram 1.975 empregos formais gerados. Entre janeiro e abril de 2024, já existe um saldo positivo de 888 vagas, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal.
Todas as áreas receberam atenção e investimentos. Essa avaliação é o resultado de múltiplos esforços para tornar Bragança Paulista a cidade mai acolhedora e pronta para o futuro.