Na eleição municipal de outubro, em Bragança Paulista, segundo informações obtidas pela reportagem junto ao Cartório Eleitoral, estão aptos a participar 23 partidos, de um total de 29 existentes no País e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esses 23 é que poderão lançar e registrar candidatos ao pleito do dia 6 de outubro, para os cargos de prefeito, vice e vereador.
Segundo os dados, estão regularizadas as agremiações PSD, SOLIDARIEDADE, REPUBLICANOS, PODEMOS, MDB, PSB, UNIÃO BRASIL, PL, PSDB, PDT, PCB, PT, PSOL, PRD, REDE, DC, AVANTE, MOBILIZA, CIDADANIA, PMB, PP, PRTB e AGIR. Conforme reza a legislação, alterada em 2021, cada um desses partidos poderá lançar até 20 candidatos a vereador, dos quais 30% obrigatoriamente de mulheres. Se todos completarem a cota, Bragança Paulista vai ter no máximo 460 postulantes às 19 cadeiras em disputa, ou seja, 20 candidatos por vaga.
Se essa configuração partidária permanecer, será menor que as últimas disputas eleitorais no município. Nenhuma das agremiações, até o momento, falou em formação de uma Federação Partidária, o que pode ocorrer no período das convenções, em julho.
Reeleição – Vários são os nomes cogitados de candidatos que pretendem o Palácio Santo Agostinho, além do atual chefe do Executivo, Amauri Sodré, que poderá ser, ou não, indicado pelo União Brasil. Da lista constam dois ex-prefeitos, José de Lima e João Afonso Sólis (Jango), os ex-vereadores João Carvalho e Basílio Zecchini Filho e ainda de Marquinhos Chedid, ex-deputado federal e ex-presidente do Bragantino e atual presidente de honra.
Todos os vereadores da atual composição legislativa, segundo informações de bastidores, pretendem disputar a reeleição. Pode ser que um ou outro desista de concorrer a reeleição.
Convenções – Entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos devem realizar as convenções para deliberar sobre coligações (pleito majoritário, ou seja, de prefeito) e escolher os candidatos a vereador. Definidas as candidaturas, o prazo para registro dos nomes na Justiça Eleitoral vai até 15 de agosto.
Colégio Eleitoral – Segundo dados oficiais do TSE, referentes ao mês de maio, Bragança tem 129.368 eleitores, dos quais 115.462 com cadastro biométrico. São 53% de eleitoras (68.047) e 47% de homens (61.318). Com 34.496 inscritos, a faixa etária entre 45 a 59 anos, é a que concentra o maior número de pessoas aptas a votar.
Cerca de 855 jovens com idades entre 16 e 17 anos, têm voto facultativo. São 202 eleitores com 16 anos e 653 com 17 anos. Entre os eleitores com 60 anos e mais, são 36.624 que podem ir às urnas.