Na quarta-feira (5), quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, Bragança Paulista foi a vencedora do Prêmio Governador Franco Montoro 2024, no âmbito do Programa Município VerdeAzul, na categoria Gestão da Água (nascentes).
A entrega da premiação aconteceu em cerimônia oficial de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas; da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, e de demais autoridades. O prefeito Prof. Amauri Sodré e a secretária Municipal do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk receberam o certificado.
“Nossa Administração tem o compromisso de manter o desenvolvimento econômico e o progresso de Bragança Paulista sem deixar de lado a preocupação com a sustentabilidade. Esse prêmio confirma a eficácia de nossas ações voltadas ao meio ambiente, especialmente aquelas de prevenção a enchentes”, comemorou o prefeito.
Bragança foi a vencedora na categoria de municípios com população entre 100 mil e 499 mil habitantes, com o projeto de prevenção dos assoreamentos e enchentes e aumento da resiliência hídrica.
“Uma série de ações trouxeram não apenas o prêmio para Bragança Paulista, mas principalmente mais segurança e qualidade de vida à população. Essa premiação é o reconhecimento do trabalho de gestão ambiental da atual Administração”, destacou Nádia Zacharczuk.
A Prefeitura realizou a recuperação de nascentes, o plantio de árvores em APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a conservação de solo nas estradas rurais, principalmente com a instalação das canaletas de drenagem, que evitam o carregamento de solo para os rios (que contribui para assoreamento). Foi implantado na rede municipal de ensino programa de educação ambiental, o que também colaborou com a premiação.
E grandes projetos de combate a enchentes também garantiram a primeira colocação no prêmio. Desde 2017, a atual Administração assumiu o compromisso de acabar com as enchentes em Bragança. Já foram realizadas as seguintes obras: Implantação dos piscinões do Jardim Santa Helena, Jardim Califórnia e Euzébio Savaio; Obras de macrodrenagem, aumentando a canalização em áreas onde havia alagamentos, como no Lavapés, Comendador Cardoso, Vila Malva; Desapropriação de sete imóveis em área de risco na Rua 19 de Abril para mais intervenções em combate às enchentes; Implantação do sistema de drenagem pluvial na Rua José Domingues, no Centro; Ampliação da canalização do córrego do Ribeirão Lavapés, além do desassoreamento do Lago do Taboão e da bacia de Sedimentos, na cabeceira Sul (região da Terra da Magia) e a construção da Caixa de Contenção, na rotatória São Francisco.