A Prefeitura Municipal de Bragança Paulista foi contemplada pelo PAC ‘Renovação de Frota’, através do Governo Federal, e receberá
R$ 75.441.614,18 para a aquisição de 53 ônibus convencionais e 7 ônibus elétricos, que permitirão mais comodidade e segurança para os usuários do sistema de transporte público municipal.
A proposta de Bragança Paulista, apresentada em 2023, foi selecionada. Os 60 novos ônibus serão adquiridos pela Prefeitura e serão incorporados à frota do transporte público, hoje sob a administração da concessionária JTP. Segundo informou a Administração Municipal, será feito termo de ajuste de contrato com a empresa JTP, para que operassem os ônibus. Os veículos serão de propriedade do Município.
Os 53 ônibus são dotados de tecnologia Euro 6, que tem normas mais rígidas na emissão de poluentes. Para atender os padrões do sistema Euro 6 os fabricantes de veículos implementaram tecnologias avançadas de controle de emissões de poluentes, visando converte-los em compostos menos nocivos ou capturá-los antes de serem liberados na atmosfera. O que beneficia tanto o meio ambiente como a saúde da população. Esse sistema é utilizado na União Europeia desde 2014, mas no Brasil a implantação começou no ano passado.
“Os novos ônibus vão colaborar com o transporte público e ainda trarão mais sustentabilidade, já que 7 deles serão elétricos e os demais terão tecnologia para diminuir a emissão de partículas no ar. É uma renovação da frota com veículos mais modernos e adequados, atendendo melhor a população”, disse o prefeito Prof. Amauri Sodré.
O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana explica que com os novos ônibus será possível reduzir a tarifa de remuneração. “A empresa concessionária não terá custos para renovar a frota e consequentemente o custo real do transporte é diminuído. Isso poderá reduzir o subsídio pago pelo município”. Hoje, a tarifa no município é de R$ 4,50, sendo parte dela subsidiada pela Prefeitura conforme a Lei Complementar 943 de 10/08/2022.
A renovação da frota é prevista no contrato de concessão do transporte público. Com a liberação do PAC, os 60 ônibus serão adquiridos em um período de 10 anos, proporcionando a renovação necessária ao longo dos anos. A JTP também será responsável por parte da renovação.
O PAC Renovação de Frota tem por objetivo priorizar os meios de transporte coletivo urbano para benefício direto aos passageiros, contribuindo para a redução do tempo de deslocamento nos grandes centros urbanos e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Também incentiva a renovação de frota para melhorar o conforto e segurança dos passageiros, além de estimular a produção de veículos e equipamentos pela indústria nacional.