Após o anúncio que o Município receberá mais de R$ 75 milhões do PAC Mobilidade – Renovação de Frota, do Governo Federal, para renovação de frota, o prefeito Prof. Amauri já publicou em edição extra do ato oficial, decreto que permite à Prefeitura desapropriar o imóvel atualmente ocupado pela JTP como garagem, para que seja utilizada como uma garagem municipal. A área já foi declarada de utilidade pública.
Bragança Paulista receberá R$ 75.441.614,18, que serão destinados para a aquisição de 60 veículos, sendo 7 deles elétricos. Esses novos ônibus serão de propriedade do município, mas operados e mantidos pela JTP.
Com isso, a Prefeitura precisará de local que tenha área e instalações necessárias para que os ônibus sejam guardados e mantidos, já que, atualmente, não existe área da municipalidade para isso.
Também foi considerado no Decreto que, uma eventual rescisão contratual pelo locador do imóvel atualmente ocupado pela garagem poderia colocar em risco a operação do transporte público no município, com prejuízos evidentes à população, bem como aos ônibus de propriedade da Prefeitura, o que levou à declaração de utilidade pública, “para fins de desapropriação do imóvel atualmente ocupado pela garagem da empresa concessionária”.
O Edital de Concorrência Pública nº 005/2019, cujo objeto é a exploração do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Bragança Paulista, facultou à concessionária a utilização de imóvel pertencente à Prefeitura para a instalação da garagem para os coletivos. A concessionária optou por fazer a locação de imóvel localizado no bairro do Uberaba para instalar sua garagem.
Local controverso – O local, agora, declarado como utilidade pública já foi inúmeras vezes alvo de denúncia por parte dos moradores da região da Hípica Jaguari. A principal queixa é a poluição sonora em horário noturno não permitidos. A GB acompanha o caso há anos e já esteve no local comprovando a queixa dos moradores. Por sua vez, a JTP disse que tomou providências quanto às queixas e a Mobilidade Urbana do Município se comprometeu a intensificar as fiscalizações nos ônibus.