Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Bragança Paulista, o Ministério Público de São Paulo e a Universidade São Francisco (USF) irá proporcionar mais um recurso as vítimas de violência no município que a instalação do Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência – NAVV.
O Termo de Cooperação Técnica foi assinado, entre as partes, em dezembro de 2023, e a ordem de serviço para a obra no prédio que abrigara o NAVV foi assinado nesta semana. O NAVV será instalado na Rua Doutor Tosta, no centro, no prédio que abrigava a Junta Militar. O local passará por uma reforma completa.
O Termo de Cooperação Técnica tem por objetivo a cooperação mútua entre os três órgãos para o atendimento multidisciplinar das vítimas de crimes de violência. A USF participará com seus alunos e professores da área de psicologia. A Prefeitura é a responsável por disponibilizar o local e profissionais para prestar apoio e atendimento psicológico às vítimas que serão encaminhadas pelo Ministério Público.
“É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017 por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da qual faço parte como coordenadora, visando aprimorar e ampliar constantemente o atendimento às mulheres vítimas de violência, bem como suas famílias, para proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida. Estamos muito felizes por contar com esse novo espaço para enfrentar a violência juntos. Tenho certeza de que serão acolhidos com muito amor e carinho”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Francine Pereira.
O trabalho será coordenado pela Secretaria Especial de Políticas Criminais e pela Coordenação do Núcleo de Apoio ao Atendimento às Vítimas de Crimes de Violência (NAVV), da Capital e de Bragança Paulista.
A Prefeitura não informou o tempo de duração da obra e nem a previsão de quando o espaço estará disponível para atendimento às vítimas.