Enquanto as pessoas sem educação continuam jogando o lixo nas ruas, 1.814 cidadãos testaram positivos para dengue na cidade, e seguem em tratamentos. Foram 2413, notificações para a doença. Com um crescimento da doença acima do esperado, a secretaria de Saúde, junto a Divisão de Vigilância Epidemiológica, realiza ações de combate e prevenção à dengue. Em uma semana de trabalho, a secretaria de Serviços removeu mais de 20 caminhões de lixo e entulho nas Ruas Marcos Gonçalves dá Silva, Eduardo Cacossi e Afonso Celso Peluso, no Jardim Iguatemi. Foram removidos lixos e entulhos diversos, muitos propício a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
No atual momento, por conta da pandemia do covid-19, todas as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti podem se tornar um agravante e causar mais óbitos.
A Divisão de Projetos e Posturas (DIPP) tem fiscalizado, mas admite que identificar os infratores é uma tarefa difícil, já que eles geralmente cometem os crimes no período da noite, aproveitando o pouco movimento. No caso da estrada Antônio Moreno, a reportagem apurou que indivíduos não se preocupam com a limpeza e depositam seus lixos no meio do dia. A multa para este tipo de infração é de R$ 898,08. A Prefeitura orienta a população que ao flagrar este tipo de ação denuncie acionando a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou ainda registrando pelo aplicativo do Sistema de Ouvidoria Municipal (e-OUVE). Denúncias também podem ser feitas à Divisão de Projetos e Posturas (DIPP).
Em locais de focos do mosquito Aedes Aegypt, as pessoas podem denunciar diretamente para a Divisão de Vigilância Epidemiológica, através do telefone (11) 4033-0283 e do e-mail: bragancacontradengue@gmail.com. A Prefeitura pede que a população colabore e elimine os possíveis criadouros do mosquito.
Divisão Epidemiológica – A Divisão realiza periodicamente ações de prevenção e proliferação do mosquito. As ações já ocorreram no Posto de Monta, durante a feira, em escolas municipais e no Cemitério da Saudade.
Os agentes de endemias realizam atendimentos de denúncias via e-mail e telefone, com o objetivo de orientar os moradores e eliminar focos de possíveis criadouros do Aedes aegypti.