Bragança se destaca como a 7ª cidade mais segura do Estado de São Paulo, conforme o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2022, divulgado pelo Instituto Sou da Paz.
O índice é obtido pela média ponderada de três sub índices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), abrangendo todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.
Bragança melhorou sua colocação, passando do 10º lugar em 2021 para o 7º em 2022. O município foi destaque ainda entre as cidades de 100 a 200 mil habitantes, conquistando a 2ª colocação como a mais segura do Estado de São Paulo em ambos os anos, 2021 e 2022.
“Estamos comemorando o início do mês de dezembro pois conseguimos baixar os índices criminais da região Bragantina em especial de Bragança Paulista. Isso é fruto de um trabalho ostensivo da Guarda Civil e Polícia Militar, que realizam um trabalho excepcional na proteção ostensiva da nossa cidade e também fruto do trabalho de investigação das nossas especializadas. Que à medida que os crimes ocorrem eles correm atrás e esclarecem. A gente sabe se a Polícia Civil resolver um caso, outros são resolvidos”, disse o Delegado Seccional Dr. Sandro Montanari. Segundo ele, se a cidade tem 100 furtos, não quer dizer que existem 100 furtadores. “Isso quer dizer que eu tenho algumas pessoas e se a gente identifica e prende, não tenha dúvida que os furtos vão diminuir. E nessa semana nós fomos brindados com Bragança subindo três posições no ranking e assumindo a sétima colocação da cidade mais segura do estado de São Paulo. Lembrando que uma das minhas promessas quando assumi era lutar para subir no ranking. Nós éramos a 10ª cidade mais segura e agora somos a 7ª. Pra mim, que estou há quase um ano à frente da Delegacia Seccional, isso brinda um trabalho. Eu e toda a equipe da Seccional, aliás não sou nada sem essa equipe, nos sentimos realizados. Todos os policiais que trabalham aqui são vocacionadas, motivados em resolver os casos. Quero que as pessoas agora acreditem: Somos uma cidade segura”, afirmou Montanari.
Segundo o Seccional, além do excelente trabalho ostensivo da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, as investigações da Polícia Civil, trouxeram uma redução nos índices. Em novembro, Bragança Paulista registrou queda nos homicídios não teve nenhum registro em novembro, contra três registrados em setembro (1) e Outubro (2). Os crimes de roubo de cargas, que tiveram dois registros em outubro e novembro, um para cada mês, também não tiveram registro em novembro. Já os casos de roubo também sofreram uma redução significativa. Em setembro foram registros 15 casos e em outubro 12, já em novembro houve queda e foram registrados 10 casos. Porém, a maior redução está nos furtos, tanto de veículos como furtos outros, que abrange furtos em geral. Na primeira modalidade, Bragança Paulista reduziu de 27 crimes em setembro para 19 em outubro, fechando novembro com 11 veículos furtados, uma redução de 59% em relação a setembro e de 42% em relação a outubro. No caso de furto de veículos, a prisão de um homem, que vinha roubando diversos veículos pela cidade foi crucial para a diminuição. Ele foi preso no final de setembro e após a sua prisão os índices reduziram drasticamente. Já em furtos outros, que abrange furtos em geral, foram registrados 104 casos em novembri, uma queda de 18 % em relação a setembro, quando foram registrados 127 casos e de 6% em outubro, que teve 111 crimes. Porém, essa queda se deve a prisão e indiciamento de diversos furtadores e de quadrilhas especializadas em furtos, realizadas pela DIG.
“ Nosso trabalho é um trabalho silencioso. Ele sempre vai ocorrer depois que o crime ocorre. É um trabalho que às vezes a população não enxerga, mas ele ta sendo feito tipo formiguinha. Seja ele com nossos instrumentos, sistema de investigação, tecnologia da informação, inteligência policial e vocação dos policiais que estão na rua fazendo a coisa acontecer. Pra mim o bom policial civil é aquele que é invisível. Ele vai fazer o trabalho e nós vamos conseguir identificar, esclarecer e até prender o criminoso por conta de policiais que se fazem invisíveis e estão fazendo um bom trabalho. E nós temos aqui na Seccionais muitos policiais invisíveis, que realizam esse trabalho e são peça fundamental na redução da criminalidade” finalizou Montanari.
“Esse avanço no ranking é fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e de políticas públicas voltadas para a prevenção da violência. Estamos empenhados em proporcionar uma cidade cada vez mais segura para os cidadãos”, destacou o Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin.
“É gratificante ver Bragança destacar-se positivamente nesse cenário. Isso reflete o compromisso da nossa administração e das autoridades locais em construir um ambiente seguro e harmonioso para toda nossa população”, ressaltou o prefeito Amauri Sodré.
IECV – O Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) foi criado pelo Instituto Sou da Paz em 2018, para facilitar a avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no Estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.
Mais segurança – Nos últimos anos, a área de Segurança Pública do município evoluiu com investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profissional, armamento, contratação de profissionais, convênios assinados de videomonitoramento, Detecta, criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que unifica os trabalhos entre as forças de segurança, entre outras ações.
O GGI, implantado em abril de 2019, tem sido fundamental para que as forças de segurança realizem um trabalho integrado e o município alcance índices positivos, como queda dos crimes violentos.
A Prefeitura, por seu turno, continua investindo na Guarda Civil Municipal, que conta com equipes de patrulhamento motorizado de forma setorizada com equipes de apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicleta (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha, Defesa Civil e Monitoramento.
A GCM conta ainda com Base Móvel, para auxiliar no trabalho de proteção à população em ações realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Outro exemplo de investimento é o sistema de monitoramento por câmeras. Todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação contam com essa importante ferramenta.
Além das câmeras, as escolas também contam com um dispositivo de emergência, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.
Todos os prédios públicos do município também já receberam câmeras de monitoramento que estão em fase de instalação em locais abertos, como praças, ruas, avenidas e logradouros públicos.
Todas as imagens são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integradas), da Guarda Civil Municipal. Os GCMs fazem a análise em tempo real de todas as câmeras instaladas no município, o que colabora com ações mais rápidas e efetivas, proporcionando mais segurança à sociedade bragantina.